Desafios na realidade tecnológica: garantias dos direitos autorais na música
Internet, Direito Autoral e Arquiteturas de Controle: novas estratégias de inserçã...
Uma Análise Empírica do Consumo de Música na Universidade de São Paulo
Processo: | 06/53862-6 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Vigência (Início): | 01 de setembro de 2006 |
Vigência (Término): | 31 de agosto de 2008 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Desenvolvimento |
Pesquisador responsável: | Mauro de Mello Leonel Júnior |
Beneficiário: | Leonardo Ribeiro da Cruz |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil |
Assunto(s): | Ciberespaço Internet Direito autoral Cibercultura |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Cibercultura | Ciberespaco | Copyleft | Copyright | Direito Autoral | Internet |
Resumo A internet - como arcabouço tecnológico de um novo tipo de acumulação capitalista das ultimas três décadas do século XX - propiciou a formação de uma rede descentralizada de informações interativas/controlativas jamais vista. Baseando-se na digitalização da informação, tanto visual quanto textual ou sonora, a arquitetura da rede permitiu uma ampla distribuição destas informações de maneira fácil e relativamente barata, favorecendo uma ampla distribuição cultural de novo tipo, baseada na facilidade de apropriação, de cópia, de compartilhamento e de produção de réplicas idênticas ao original, de forma rápida e "gratuita". Porém, essa prática tão comum da cibercultura freqüentemente desconsidera as leis de proteção do direito autoral, pois a facilidade de produção de cópias digitais do material publicado na internet favorece uma livre circulação de informações em detrimento à proteção dos interesses autorais e mercadológicas de distribuição. Destarte, objetivamos neste trabalho investigar as formas de distribuição de informação no novo arcabouço tecno-informacional e as suas relações com as estruturas jurídicas das leis de propriedade intelectual, analisando as implicações sociais da distribuição da informação tanto por parte dos usuários quanto do Direito e da indústria cultural. (AU) | |
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