Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino da musicografia Braille: um caminho para a educação musical inclusiva

Processo: 06/51597-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Claudiney Rodrigues Carrasco
Beneficiário:Fabiana Fator Gouvêa Bonilha
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Notação musical   Musicografia Braille   Pessoas com deficiência visual   Educação inclusiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia Visual | Inclu8Sao | Musicografia Braille | Notacao Musical

Resumo

Existe um número significativo de pessoas com deficiência visual que se interessam pelo estudo da Música. Entretanto, há uma grande carência de espaços que subsidiem o processo de formação delas, sobretudo no que se refere ao aprendizado da Notação Musical oficialmente adotada por essa população: a Musicografia Braille. Nesse sentido, o presente estudo visa problematizar o acesso ao ensino desse código por parte dessas pessoas. Por meio do envolvimento de alunos e professores que atuam nessa área, pretende-se conceber e avaliar ferramentas que fundamentem os princípios norteadores desse ensino. Além disso, tenciona-se aprofundar a investigação de recursos que otimizem a produção de partituras em Braille, viabilizando a troca de experiências com instituições que confeccionam esse tipo de material. A presente pesquisa será realizada como uma continuidade da Dissertação de Mestrado produzida pela autora desse trabalho, referente à mesma temática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONILHA, Fabiana Fator Gouvêa. Do toque ao som: o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.