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De linguado a lingua(ru)da: gênero e discurso das mulieres plautinae
Processo: | 07/57172-7 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Vigência (Início): | 01 de março de 2008 |
Vigência (Término): | 28 de fevereiro de 2010 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Clássicas |
Pesquisador responsável: | Isabella Tardin Cardoso |
Beneficiário: | Lilian Nunes da Costa |
Instituição Sede: | Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Comédia Plauto Intertextualidade |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Anfitriao | Comedia | Epica | Intertextualidade | Plauto | Tragicomedia |
Resumo Versando sobre episódios que precedem o nascimento da personagem mitológica Hércules, a comédia, ou "tragicomédia" (tragicocomoedia, vv. 59 e 63), Anfitrião de Plauto apresenta uma composição mista, abrangendo os gêneros cômico, trágico e épico. Em pesquisa desenvolvida anteriormente, constatamos, na fala do escravo cômico Sósia, sobretudo ecos de épica anterior a Plauto, tanto grega (Homero), quanto romana (Ênio), bem como semelhanças com épica romana posterior (como a de Virgílio). Na narrativa de batalha declamada por Sósia (vv. vv. 186 - 247, 250 - 262), no diálogo entre o escravo e o deus Mercúrio (vv. 292 - 462) e, consecutivamente, no que se dá entre aquele e seu dono, o general Anfitrião (vv. 551 - 632), identificou-se a predominância da mescla não de comédia e tragédia (contrariando a expectativa levantada pelo prólogo, vv. 54 - 63), mas sim de comédia e épica, tanto em termos lexicais, quanto no que concerne a seus topol. O objetivo da investigação aqui proposta é traduzir na íntegra o texto latino de Anfitrião, identificando e comentando, em notas à tradução e estudo introdutório à comédia, as mesclas genéricas - com destaque às semelhanças com textos antigos de diversos gêneros - observáveis na peça como um todo. Visa-se, com isso, evidenciar a riqueza compositiva e humorística resultante de efeitos poéticos gerados pelas intersecções genéricas na peça. (AU) | |
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