Busca avançada
Ano de início
Entree

TV Globo e Som Livre: as trilhas sonoras das telenovelas e o processo de difusao da musica.

Processo: 06/53413-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Anita Simis
Beneficiário:Heloísa Maria dos Santos Toledo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria fonográfica   Rede Globo

Resumo

Proponho como objeto desta pesquisa a análise das trilhas sonoras das telenovelas brasileiras, considerando que estas constituem um dos principais canais de difusão da música e de artistas. A inserção de determinada música como tema de algum personagem reflete decisivamente na participação do artista nos programas da TV e do rádio e não é difícil notar que tal artista ou mesmo a trilha sonora completa de determinada novela figurem muitas vezes entre os discos mais vendidos. O que se propõe, portanto, é a análise da relação entre trilhas sonoras das telenovelas, o sucesso de artistas e hits que dela participam e o gosto de consumidor, isto é, qual é o impacto das trilhas sobre o mercado produtor e consumidor de música. Para tanto, além da análise dos dados sobre tais questões, penso ser necessário entendermos também como é feita a escolha das canções que participam das trilhas, ou seja, quais critérios são usados para determinar que uma canção seja escolhida em detrimento de outra. É certo que parece haver diferentes profissionais especializados envolvidos neste processo: diretores artísticos e musicais das novelas e das gravadoras, empresários, sonoplastas, produtores, compositores, etc, todos eles envolvidos em uma rede de intensas negociações. Quais são os critérios que determinam esta relação e como é definida a política de difusão são questões enunciadas por este projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Som livre: trilhas sonoras das telenovelas e o processo de difusão da música. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.