Bolsa 07/01911-6 - Pré-eclâmpsia, Eclâmpsia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de variantes do gene CDKN1C e pré-eclâmpsia

Processo: 07/01911-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Ester Silveira Ramos
Beneficiário:Murilo Racy Soares
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pré-eclâmpsia   Eclâmpsia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cdkn1C | mutação | Polimorfismo | Pré-eclâmpsia | sequenciamento | Biologia Molecular

Resumo

A pré-eclâmpsia (PE) caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial e perda de proteína na urina, após 20 semanas de gestação, sendo comum em primigestas e nos extremos da vida reprodutiva feminina. A progressão para eclâmpsia (E) é uma das maiores causas de morte materna e fetal. A sua etiologia é desconhecida, mas há evidências da predisposição genética no desenvolvimento da PE. Vários estudos que dizem respeito a genes candidatos têm sido realizados; todos na tentativa de associar dados epidemiológicos ao modelo de transmissão. O gene CDKN1C (cyclin-dependent kinase inhibitor 1C), também denominado P57Kip2, sofre marcação (imprinting) genômica e está mapeado no cromossomo 11p15.5 em humanos. Nesta região encontram-se também os genes IGF2 (insulin-like growth factor-2) e H19, na porção mais telomérica, e KvLQT1 e LIT1, na centromérica. O CDKN1C possui um importante papel na inibição da proliferação do trofoblasto. Estudos em camundongos mostraram que alterações da PE talvez sejam induzidas por proliferação do trofoblasto resultante da perda de expressão deste gene. O presente trabalho tem como objetivos verificar a associação de PE com variantes do gene CDKN1C. Serão selecionadas aproximadamente 100 pacientes que apresentaram PE e 100 mulheres primíparas ou multíparas sem história de PE/E. Após extração do DNA de sangue periférico, serão utilizadas técnicas de Biologia Molecular [Polimorfismo Conformacional de Fita Simples (SSCP) e seqüenciamento] para o estudo do genótipo das pacientes e controles. Os resultados, além do interesse científico, serão correlacionados aos achados clínicos podendo, no futuro, servir para auxiliar no aconselhamento genético das pacientes e suas famílias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES, M. R.; HUBER, J.; RIOS, A. F. L.; RAMOS, E. S.. Investigation of IGF2/ApaI and H19/RsaI polymorphisms in patients with cutaneous melanoma. GROWTH HORMONE & IGF RESEARCH, v. 20, n. 4, p. 295-297, . (07/01911-6, 09/08313-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.