Busca avançada
Ano de início
Entree

Genotipagem eritrocitaria em larga escala: impacto na medicina transfusional.

Processo: 05/55787-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Lilian Maria de Castilho
Beneficiário:Karina Antero Rosa Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas de genotipagem   Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos   Antígenos   Transfusão de sangue   Malária

Resumo

Em função do importante significado clínico dos sistemas de grupos sangüíneos, especialmente do sistema Rh, e da relação de alguns polimorfismos destes sistemas com doenças associadas aos eritrócitos, as informações obtidas através de estudos moleculares têm sido rapidamente traduzidas para a aplicação diagnostica. Diversas técnicas têm sido aplicadas para a detecção e identificação dos antígenos dos sistemas de grupos sangüíneos, com a finalidade de complementar os testes sorológicos, aumentar a segurança transfusional e estabelecer a relação entre polimorfismos e a invasão dos eritrócitos por alguns parasitas. Através do uso da tecnologia de Microarray, esperamos ser possível a identificação de novos SNPs nos genes dos sistemas de grupos sangüíneos, contribuindo para o aumento do conhecimento a cerca destes sistemas. Os novos conhecimentos obtidos com o auxílio desta tecnologia poderão reduzir drasticamente os riscos do desenvolvimento de aloanticorpos em pacientes que recebem transfusão sangüínea, o que representaria um estimado valor na clínica transfusional, tanto no que diz respeito à redução de custos quanto à qualidade e segurança dos procedimentos, além de poderem contribuir com importantes informações para o conhecimento dos polimorfismos eritrocitários preferenciais utilizados para invasão dos eritrócitos por parasitas causadores da Malária no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO‚ KR; GUARNIERI‚ MH; DA COSTA‚ DC; COSTA‚ FF; PELLEGRINO JR‚ J.; CASTILHO‚ L. DNA array analysis for red blood cell antigens facilitates the transfusion support with antigen-matched blood in patients with sickle cell disease. Vox Sanguinis, v. 97, n. 2, p. 147-152, 2009.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Genotipagem eritrocitaria em larga escala : impacto na medicina transfusional. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.