Busca avançada
Ano de início
Entree

Brasil, Portugal e a CPLP: estratégias internacionais no século XXI

Processo: 06/53054-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Oliveiros da Silva Ferreira
Beneficiário:Mariana Villares Pires Cerqueira da Mota
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Relações internacionais   Diplomacia   Portugal   Brasil

Resumo

O tema do projeto pretende abranger as relações bilatérias e multilaterais que se estabelecem entre Portugal e Brasil colocando o foco no cenário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A CPLP não tem sido ao que parece, considerada como uma organização regional entre Brasil e Portugal na. qual pudessem fazer valer seus interesses estratégicos, seja no Atlântico Norte ou no Sul e na comunidade internacional de uma maneira geral. A presente pesquisa procura verificar ao longo da história brasileira e portuguesa, a partir dos anos de 1945, como se desenvolveram as relações entre Portugal e Brasil, qual seu sentido, com que visão estratégica e com que interesses econômicos e políticos. Concentrar-se-á nos anos pós-1974, quando Portugal retorna à democracia e o Brasil inicia o seu processo de abertura política. A presença do Brasil na Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa (CPLP) leva a prever que Brasil e Portugal possam desenvolver estratégias comuns, internacionais para a sua inserção na comunidade internacional no palco da mundialização do capital, mais comumente conhecida por globalização, como também a desenvolverem em conjunto com os PALOPs (Países Africanos com Língua Oficial Portuguesa) diversas estratégias internacionais que consagrem tanto a língua portuguesa como a cultura dos diferentes povos que compõem a CPLP, e também consagrem os cidadãos lusófonos como cidadãos de uma Comunidade internacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOTA, Mariana Villares Pires Cerqueira da. Brasil, Portugal e a CPLP: possíveis estratégias internacionais no século XXI. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.