Busca avançada
Ano de início
Entree

Interacao entre as vias de sinalizacao do igf-i, do receptor de estrogeno (er) e da laminina na regulacao da transcricao dos genes phlda1, pawr e hnrpk.

Processo: 05/04183-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Nagai
Beneficiário:Débora Arcieri Casolari
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Laminina   Fator de crescimento insulin-like I   Receptores de estrogênio   Neoplasias mamárias   Oncologia experimental

Resumo

O câncer de mama é a forma mais comum de neoplasia observada em mulheres. Sua etiologia é complexa e envolve tanto fatores exógenos quanto fatores endógenos, principalmente os hormonais. Os estrógenos são importantes no desenvolvimento do câncer de mama, e seus efeitos são mediados pelos receptores de estrógeno (ER-alfa e ER-beta) que funcionam como fatores de transcrição ativados pela ligação ao hormônio. A presença do ER-alfa está associada a tumores mais diferenciados e menos invasivos, e a um prognóstico mais favorável no câncer de mama. Existem evidências clínicas indicando que os estrógenos e seus receptores protejam contra invasão. Esse efeito deve ser causado pela regulação de determinadas proteínas pelo estrógeno, ou por sua interação com vias relacionadas à adesão celular. As relações entre as células epiteliais mamárias e a matriz extra celular (ECM) são importantes para a estrutura do tecido e a resposta ao hormônio. A ECM coordena diversos comportamentos celulares, como proliferação, diferenciação, migração e apoptose, através da combinação de fatores de crescimento e adesão celular. Sabe-se também que os estrógenos podem aumentar a expressão de fatores de crescimento e seus receptores, conferindo sinergismo entre as sinalizações dos fatores de crescimento, adesão celular e estrógenos. Alterações nessas vias de sinalização estão associadas ao processo de tumorigênese da mama, portanto, neste trabalho iremos investigar a influência e inter-relação entre as vias de sinalização do ER, do IGF-I e da laminina na regulação da transcrição dos genes PHLDA1, PAWR e HNRPK, associados à sobrevida celular, e identificados por nosso grupo como sendo potencialmente regulados pelo estrógeno via ER.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASOLARI, Débora Arcieri. Interação entre as vias de sinalização do IGF-I, do ER e da integrina 1 na regulação da transcrição do genes PHLDA1 e PAWR. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.