Busca avançada
Ano de início
Entree

Programa de habilidades sociais educativas junto a professores de classes inclusivas: impacto sobre o repertorio social do professor e dos alunos com deficiencia mental.

Processo: 06/50076-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Andrea Regina Rosin Pinola
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência mental   Inclusão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia Mental | Habilidades Sociais Educativas | Inclusao

Resumo

A inclusão escolar de alunos com deficiência mental no ensino regular vem aumentando nos últimos anos, tendo em vista as políticas que afirmam o direito de acesso e permanência às pessoas com necessidades educacionais na escola regular. As políticas, além de garantirem este direito, afirmam a necessidade do professor em desenvolver determinadas habilidades e competências para atuar com qualidade no processo educacional. Estudos e revisões de literatura, principalmente da área de Treinamento de Habilidades Sociais, definem as chamadas habilidades sociais educativas como prementes no repertório social do qualquer educador. Apesar da literatura e dos parâmetros curriculares afirmarem a necessidade dessas habilidades no repertório social do professor, não se tem estudos avaliando o repertório deste e verificando os efeitos na relação com o aluno em contexto escolar inclusivo, nem para o processo de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos. Sendo assim, o objetivo deste estudo é desenvolver, implementar e avaliar um programa de treinamento de habilidades sociais educativas junto a professores do ensino regular que tenham alunos com deficiência mental incluídas em sala de aula. Sob um delineamento experimental de linha de base múltipla serão formados dois grupos (G1, que passará pela intervenção 1 e G2, que será controle de G1, e posteriormente passarão peta intervenção 2). Serão comparadas medidas (diretas e indiretas) pré- e pós-intervenção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)