Busca avançada
Ano de início
Entree

Especies emergentes e de dossel da floresta atlantica de encosta em uma parcela permanente do parque estadual de carlos botelho, sp.

Processo: 05/59028-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Paulo Takeo Sano
Beneficiário:Giselle de Souza Leite
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo   Florística   Mata Atlântica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Floristica | Mata Atlantica | Sao Paulo | Subosque

Resumo

O presente trabalho refere-se ao levantamento das espécies de subosque da Floresta Atlântica de Encosta localizada no Parque Estadual de Carlos Botelho (PECB) sendo incluído no Projeto Temático Temático "Diversidade, Dinâmica e Conservação em Florestas do Estado de São Paulo: 40ha de parcelas permanentes", (Processo FAPESP 99/09635-0). Já foi concluído o levantamento de espécies com DAP entre 1 e 4,8cm ocorrentes nos 10,24ha da Parcela Permanente do PECB. Este levantamento, entretanto, foi feito apenas para espécies com DAP maior ou igual a 4,8cm. Com estes dados poderão ser acrescidas espécies de pequeno porte não levantadas no estudo anterior, o que possibilitará futuras comparações com outras parcelas permanentes em outras regiões do mundo, fornecendo ainda dados complementares para o entendimento da dinâmica da Floresta Ombrófila Densa Submontana no Estado de São Paulo. O intervalo entre 1 e 4,8cm de DAP corresponde ao principal componente do subosque da floresta estudada e, assim, o projeto aqui proposto terá como objetivos apresentar dados sobre as seguintes questões: a) quais espécies, da área de estudo, são típicas dos estratos inferiores da floresta (subosque)? b) qual a participação das espécies do dossel no subosque da floresta? c) há uma correlação entre as espécies dominantes no dossel e as dominantes no subosque? (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)