Busca avançada
Ano de início
Entree

Crítica e críticos teatrais na virada do século (1890 – 1920)

Processo: 05/59619-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Orna Messer Levin
Beneficiário:Vanessa Cristina Monteiro
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Crítica teatral   Crônica teatral   Jornais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Critica | Cronica | Literatura | Polemica | Teatro

Resumo

Este projeto de doutorado visa a propor um estudo minucioso acerca dos gêneros e dos estilos da crítica teatral publicada nos principais jornais cariocas, entre os anos de 1890 e 1920. Em concomitância, propõe uma análise da tensão entre as ideias estéticas conservadoras e modernas sobre dramaturgia, a partir dos textos críticos de Paulo Barreto (João do Rio), Artur Azevedo, Oscar Guanabarino, Barbosa Rodrigues, Coelho Neto, Olavo Bilac, Luís de Castro, Roberto Gomes; intelectuais de renome no meio literário e artístico da Belle Époque. O sentido geral da pesquisa proposta é produzir uma reflexão aprofundada no tocante às diversas formas assumidas pela crítica teatral e ao movimento da literatura dramática no cenário brasileiro da virada do século. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTEIRO, Vanessa Cristina. Retemperando o drama: convenção e inovação segundo a crítica teatral dos anos 1890. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.