Busca avançada
Ano de início
Entree

Biotecnologia de semen: estudo da utilizacao de diferentes crioprotetores intracelulares e diluidores para a criopreservacao do semen ovino e a sua fertilidade in vitro.

Processo: 05/59530-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Eunice Oba
Beneficiário:Rodrigo Freitas Bittencourt
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Sêmen   Ovinos   Crioprotetores   Criopreservação

Resumo

Apesar do Brasil ser um dos maiores produtores de ovinos, a sua produção ainda está bem abaixo da demanda do mercado interno por subprodutos dessa espécie. Assim, é preciso aumentar os níveis produtivos da espécie ovina, e para tanto, é necessário maximizar o seu potencial biológico, através de programas de reprodução programada. Dentre as biotécnicas da reprodução, a inseminação artificial (IA) é aquela que propícia maior amplitude de resultados nos programas de melhoramento animal. E a utilização da IA associada à congelação de sêmen, faz com que seja maximizada o uso de machos considerados melhoradores, promovendo o melhoramento genético, e com isso, aumentando substancialmente a produtividade dos rebanhos. Desde a primeira congelação do sêmen ovino, há 50 anos, os investimentos nessa tecnologia têm sido vultuosos, porém, a solução ideal para o seu uso ainda não foi obtida. Alguns autores consideram que o sucesso da utilização de sêmen congelado na IA, necessita do desenvolvimento de diluidores mais eficazes e que melhorem a taxa de gestação das fêmeas inseminadas. Assim, na tentativa de elucidar alguns problemas inerentes à congelação do sêmen ovino, esse estudo surge com o objetivo de testar a eficácia de diluidores alternativos aos empregados atualmente, a fim de que possam ser implementados os índices de fertilidade do sêmen ovino congelado, disponibilizando a técnica para o melhoramento genético e produtivo dos rebanhos ovinos do estado de São Paulo e do Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BITTENCOURT, Rodrigo Freitas. Viabilidade e fertilidade de sêmen ovino criopreservado com glicerol e dimetilacetamida acrescido de trealose EDTA. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.