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Utilizacao de tecnicas de cfd para analise de dispositivos hiper-sustentadores.

Processo: 05/57867-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:João Luiz Filgueiras de Azevedo
Beneficiário:Joao Alves de Oliveira Neto
Instituição Sede: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Aerodinâmica computacional   Método dos volumes finitos   Métodos numéricos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aerodinamica Computacional | Escoamentos Turbulentos | Metodos Numericos | Volumes Finitos

Resumo

A análise do escoamento ao redor de configurações aerodinâmicas produzindo coeficientes de sustentação elevados é de extrema importância para a indústria aeronáutica. Em particular, um dos parâmetros fundamentais de projeto é o valor do coeficiente de sustentação máxima (Clmax) para algumas condições relevantes de vôo. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver técnicas para cálculo da aerodinâmica de dispositivos hiper-sustentadores em aeronaves utilizando ferramentas de CFD. Para tanto será utilizado um código computacional em desenvolvimento no laboratório de aerodinâmica computacional do CTA/IAE/ASA-L, que utiliza uma formulação de Navier-Stokes com média de Reynolds juntamente com fechamentos de turbulência apropriados. Faz parte integrante do presente trabalho contribuir para a validação e calibração deste código para as aplicações de interesse do presente projeto. Tal esforço inclui a análise de modelos de turbulência mais adequados, estudos detalhados de refinamento e topologia de malhas, efeitos de condições de contorno e considerações sobre eficiência computacional. Os estudos vão considerar configurações 2-D de aerofólios clássicos e de aerofólios com dispositivos hipersustentadores, e configurações 3-D de aeronaves comerciais. A metodologia aqui desenvolvida pretende possibilitar a otimização de tais dispositivos hipersustentadores, de forma a maximizar o Clmax, e permitir recomendações quanto aos requisitos de malhas computacionais para tratar tais problemas em ambiente industrial. (AU)

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