Busca avançada
Ano de início
Entree

Representacao e critica da decadencia no mundo moderno: dyonelio machado e paulo menotti del picchia.

Processo: 05/58858-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Benedito Antunes
Beneficiário:Fernando Simplicio dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Modernidade   Século XX   Modernismo

Resumo

A presente pesquisa consiste em analisar, nas novelas intituladas O Crime Daquela Noite e O Apóstolo (1924), de Paulo Menotti dei Picchia, e nos contos Um Pobre Homem e Melancolia (1927), de Dyonélio Machado, as maneiras pelas quais são simbolizadas determinadas contradições da Modernidade, uma vez que os pontos de vista dos escritores mencionados passam a ser, por exemplo, criticas a uma sociedade tecnicista, desigual e desumana, ora parodiando-a, ora denunciando a alienação e a dependência cultural exercida pelos países dominantes, o que institui uma dialética entre a literatura e sua função social, uma vez que fornecem subsídios para que o leitor organize e reexamine sua própria percepção de realidade. Assim, as problemáticas centrais das obras estudadas são apresentadas sob dois prismas distintos: o do desenvolvimento tecnológico e humano; e, paradoxalmente, o da perda da crença no homem, pondo em dúvida, deste modo, os valores em voga de uma época de relevantes mudanças sócio-político-culturais. Além disso, é importante enfatizar que o estudo destas obras, sob este ponto de vista sincrônico, adquire um novo significado, pois, de um lado, contribui para legitimar a produção literária de ambos os autores, cujas obras ainda são pouco estudadas, e, de outro, confirma a importância da releitura no caso da obra literária. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Fernando Simplicio dos. Representação e crítica da decadência no mundo moderno: Dyonelio Machado e Paulo Menotti Del Picchia. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.