Bolsa 05/57718-4 - Resinas acrílicas, Envelhecimento acelerado - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do intemperismo natural e artificial sobre a estabilidade cromatica de proteses faciais, em funcao do material de confeccao e da pigmentacao.

Processo: 05/57718-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Marcelo Coelho Goiato
Beneficiário:Daniela Micheline dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Resinas acrílicas   Envelhecimento acelerado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Envelhecimento Acelerado | Envelhecimento Natural | Estabilidade Cromatica | Resina Acrilica | Silicone Facial

Resumo

O presente estudo tem por objetivo avaliar a estabilidade de cor de resinas acrílicas e de um silicone utilizados na confecção de próteses faciais sob a influência do tempo de exposição ao meio ambiente e do envelhecimento acelerado, em função da pigmentação. Para a confecção dos corpos-de-prova, serão obtidos discos de resina acrílica incolor utilizando uma matriz metálica. Esses discos serão incluídos em muflas e após a demuflagem, os moldes serão preenchidos pelas respectivas resinas acrílicas (rapidaflex, lentaflex e resina acrílica incolor termopolimerizável) e pelo silicone facial MDX4-4210. O silicone será pigmentado com pó de maquiagem e pó de cerâmica, seguindo o mesmo padrão de pigmentação das resinas rapidaflex e lentaflex, que já vem pigmentadas da fábrica. Serão confeccionados 10 corpos-de-prova para cada grupo, totalizando 100 espécimes. Todos os corpos-de-prova serão submetidos a uma análise cromática inicial, por meio de um espectrofotômetro de reflexão Ultravioleta Visível (Modelo UV-2450, Shimadzu, Japão), e levados ao processo de envelhecimento. O envelhecimento acelerado será realizado por uma câmara de envelhecimento Weather-O-meter (Modelo XW-WR Atlas Eletronics, USA). Leituras de alteração de cor serão realizadas nos períodos de envelhecimento correspondentes a 252, 504 e 1008 horas. O envelhecimento natural será realizado por meio da fixação dos corpos-de-prova em placas metálicas expostas ao intemperismo natural por 6 meses, realizando-se leituras de alteração cromática a cada 3 meses. Os resultados serão submetidos à análise estatística pelos testes de Variância (ANOVA) e Tukey, com significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Daniela Micheline dos. Influência do intemperismo natural ou induzido sobre a estabilidade cromática de próteses faciais, em função do material de confecção e da pigmentação. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.