Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimizacao e racionalizacao energetica em redes urbanas de armazenamento e distribuicao de agua.

Processo: 05/58059-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Marcos Nereu Arenales
Beneficiário:Edilaine Martins Soler
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Programação da produção

Resumo

A operação de redes urbanas para a distribuição de água no Brasil, com raras exceções, tem sido feita de forma bastante rudimentar. Tipicamente, uma bomba que capta água (do sub-solo, típico em cidades do interior paulista, ou de estações de tratamento) é acionada manualmente quando o reservatório atinge um limite mínimo e desligada quando o limite máximo é atingido. Este ciclo, que depende da demanda e, portanto, não fixo, ignora o custo elevado de energia elétrica em períodos de pico de consumo, que coincide com o período de maior consumo de água, das 18h as 21h. Estudos preliminares mostraram que uma solução simples, que não considera a interdependência entre os reservatórios, apenas relacionando a operação de ligar a bomba com maior freqüência quando se aproxima o horário de pico, pode reduzir em 40% o custo de energia elétrica. Isto demonstra a relevância deste problema. Propomos nesta pesquisa uma abordagem por otimização matemática, em que modelos matemáticos são propostos e métodos de solução desenvolvidos. Esta abordagem tem o mérito de simular abstratamente o problema, permitindo-se responder questões de análise e projeto, como os instantes de ligar e desligar as bombas, as dimensões adequadas de reservatórios, as conexões entre os reservatórios, etc. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EDILAINE MARTINS SOLER; FRANKLINA MARIA BRAGION DE TOLEDO; MARISTELA OLIVEIRA DOS SANTOS; MARCOS NEREU ARENALES. Otimização dos custos de energia elétrica na programação da captação, armazenamento e distribuição de água. Production, v. 26, n. 2, p. 385-401, Jun. 2016.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOLER, Edilaine Martins. Otimização dos custos de energia elétrica na programação do armazenamento e distribuição de água em redes urbanas. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.