Busca avançada
Ano de início
Entree

Mercado de linguas: a instrumentalizacao brasileira do portugues como lingua estrangeira.

Processo: 05/57352-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Mónica Graciela Zoppi Fontana
Beneficiário:Leandro Rodrigues Alves Diniz
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Política linguística

Resumo

Este projeto visa compreender a gramatização do português como língua estrangeira (PLE) no século XX e início do século XXI, concentrando-se sobre os materiais didáticos de PLE produzidos neste período. Tendo como arcabouço teórico- metodológico estudos no campo da História das Ciências da Linguagem e da Análise do Discurso Francesa, pensamos que o processo de gramatização de uma língua, além de implicar a produção de um saber metalingüístico, resulta na construção de espaços imaginários de identificação. Analisaremos, assim, o imaginário da língua nacional brasileira que os materiais didáticos configuram, bem como o imaginário que eles constituem em relação ao Brasil e à sua cultura, atentando para processos parafrasticos e/ou polissêmicos em relação ao discurso fundador. Buscaremos ainda elementos que nos permitam compreender a atual política lingüística do Estado brasileiro, investigando a relação do Brasil com os demais países da América Latina e com outros países lusófonos. Investigaremos ainda os processos de subjetivação do cidadão brasileiro que podem ser aí observados, nas injunções do gramático, lingüista, falante nativo etc. Compararemos materiais didáticos produzidos antes e depois da configuração do Mercosul, observando permanências e/ou rupturas nas suas práticas discursivas. Este projeto contribuirá, assim, para o estudo do processo de gramatização do português no século XX e no início do século XXI, um tema ainda pouco explorado no campo da História das Ciências da Linguagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Mercado de linguas : a instrumentalização brasileira do portugues como lingua estrangeira. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.