Busca avançada
Ano de início
Entree

A formação inicial de professores de línguas para o Teletandem: um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional

Processo: 05/56041-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Helena Vieira Abrahão
Beneficiário:Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de língua estrangeira   Ensino e aprendizagem   Pedagogia

Resumo

Esta pesquisa pretende investigar a prática pedagógica de professoras de línguas em contexto de formação inicial, por meio de suas interações discursivas com alunos-professores do curso. Assim, terá como ponto de partida a sala de aula de línguas, levando em conta as crenças e expectativas envolvidas na atuação e no discurso pedagógico de professoras formadoras, bem como os aspectos sobre o processo de ensino/aprendizagem valorizados por elas na formação profissional de futuros docentes. Nesse sentido, busca estabelecer reflexões críticas a respeito de tal formação, oferecida em contexto particular de ensino superior noturno, em relação ao binômio competência profissional/ coerência teórico-prática, sugerido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de Educação Básica, de 2002. Complementarmente, a pesquisa pretende compreender como se desenvolve, dentro do trabalho de formação, o perfil do futuro professor de línguas, em relação à ideia de reflexão crítica e socializadora e ao entendimento da linguagem como socialmente construída. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KANEOYA, Marta Lúcia Cabrera Kfouri. A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem): um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.