Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise proteômica comparativa e variações bioquímicas durante a embriogênese zigótica e somática de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze.

Processo: 05/58747-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Acordo de Cooperação: DAAD
Pesquisador responsável:Eny Iochevet Segal Floh
Beneficiário:Tiago Santana Balbuena
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/03333-1 - Estudos de embriogênese como subsídios para estratégias de reprodução e conservação de espécies arbóreas, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Araucaria angustifolia   Embriogênese   Óxido nítrico   Poliaminas   Proteoma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aia | Araucaria Angustifolia | Embriogenese | Oxido Nitrico | Poliaminas | Proteoma

Resumo

Araucaria angustifolia é uma espécie nativa da Mata Atlântica, que devido à exploração indiscriminada encontra-se ameaçada de extinção. A embriogênese somática é de grande importância na propagação em larga escala de espécies florestais, principalmente naquelas em que os métodos de propagação tradicional mostram-se ineficientes. A identificação de marcadores bioquímicos e protéicos envolvidos na embriogênese zigótica, além de fornecer informações sobre esse processo, pode auxiliar no estabelecimento de protocolos otimizados de embriogênese somática, como alternativa de propagação e conservação desta espécie. O objetivo deste projeto é estudar os aspectos bioquímicos e a expressão diferencial de proteínas envolvidas na embriogênese somática e zigótica em A. angustifolia, visando a identificação de biomarcadores associados a este processos. Nas diferentes fases da embriogênese zigótica e na germinação dos embriões zigóticos serão avaliados mapas proteômicos com a posterior identificação das proteínas expressas diferencialmente durante o desenvolvimento. Na embriogênese somática será estudada a relação entre poliaminas, auxinas e óxido nítrico no crescimento e manutenção de culturas embriogênicas e os efeitos da adição de agentes osmóticos (PEG e maltose) e ABA na expressão diferencial de proteínas associadas ao desenvolvimento embrionário. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BALBUENA, Tiago Santana. Proteômica do desenvolvimento da semente de Araucaria angustifolia. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.