Busca avançada
Ano de início
Entree

Principio de nacionalizacao, ideario liberal e critica social na escrita politica de jose de alencar.

Processo: 05/52446-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Teoria Política
Pesquisador responsável:Gildo Marçal Bezerra Brandão
Beneficiário:Ricardo Martins Rizzo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Liberalismo   José de Alencar   Nacionalismo

Resumo

A presente proposta de pesquisa pretende investigar os escritos políticos de José de Alencar (1829 - 1877) com vistas a produzir uma interpretação sistemática e abrangente da teoria política neles contida. Pretende-se abordar esse conjunto teórico a partir de sua coerência interna e de suas relações com o contexto político do Segundo Reinado. As chaves interpretativas apontadas são sugestões preliminares: o princípio de nacionalização corresponde à consolidação da ordem política pós-colonial, com ênfase na idéia de filiação à modernidade ocidental; o ideário liberal é o léxico por excelência do discurso político correspondente; e a crítica social releva da inspiração idealista que coordena os planos anteriores. Num contexto em que a separação entre a militância política nos quadros da elite imperial que se burocratizava e a militância literária do romancista e dramaturgo assume relativamente pouca importância, o esforço é marcar a especificidade de sua teoria política. A hipótese principal é a de que reflexões conceituais sobre sistema representativo, democratização das formas de exercício da representação, partidos políticos, poder moderador, formam em Alencar um corpo teórico com uma organização interna relevante e articulado por uma visão abrangente de construção nacional. Pretende-se argumentar que essa "escrita política" alencariana é um capítulo de grande importância na formação do pensamento político brasileiro, em que pese a pouquíssima atenção que tem recebido de cientistas políticos e historiadores das idéias políticas no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIZZO, Ricardo Martins. Entre deliberação e hierarquia: uma leitura da teoria política de José de Alencar (1829-1877). 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.