Busca avançada
Ano de início
Entree

Paleointensidade do campo magnetico terrestre no proterozoico.

Processo: 05/52392-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Ricardo Ivan Ferreira da Trindade
Beneficiário:Klaydson Reinaldo Celino
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geomagnetismo   Estrutura da terra
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrutura Da Terra | Geomagnetismo | Mineralogia Magnetica | Paleointensidade

Resumo

Recentemente, modelos teóricos foram propostos para a evolução do núcleo terrestre que sugerem um crescimento tardio do núcleo interno sólido, entre 1700 e 500 Ma. Tal mudança na estratificação do planeta tem fortes conseqüências para a estabilização do campo magnético terrestre, que é originado no núcleo externo condutor, e cujo registro mais antigo data de 3500 Ma. No entanto, o conhecimento da variação da intensidade do campo terrestre para idades entre 3500 e 500 Ma é ainda muito pobre. Apenas duas dezenas de medidas da paleointensidade estão disponíveis para este intervalo, que corresponde à cerca de 475 de todo o tempo geológico. Essa escassez de dados é particularmente importante nas regiões cratônicas que hoje formam o continente sul-americano, que não apresentam sequer um dado de paleointensidade para idades mais antigas que o mesozóico. Neste projeto pretende-se utilizar a técnica de Thellier-Thellier para estudos de paleointensidade com o objetivo de obter dados dentro dos limites de idade propostos no modelo teórico. Os alvos a serem estudados serão as vulcânicas ácidas da suíte Colider, com idades entre 1,80 e 1,77 Ga, e as intrusivas e vulcânicas máficas de Nova Floresta, com idade em torno de 1,2 Ga, para os quais dados paleomagnéticos já estão publicados ou estão sendo obtidos atualmente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CELINO‚ K.R.; TRINDADE‚ R.I.F.; TOHVER‚ E.. LTD-Thellier paleointensity of 1.2 Ga Nova Floresta mafic rocks (Amazon craton). Geophysical Research Letters, v. 34, n. 12, p. L12306, . (05/52392-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.