Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem matemática para a otimização da produção de cafés finos

Processo: 05/52625-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economias Agrária e dos Recursos Naturais
Pesquisador responsável:José Vicente Caixeta Filho
Beneficiário:Patricia Milan
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Modelos matemáticos

Resumo

A cafeicultura é uma atividade agrícola histórica e tradicional no Brasil e que passa atualmente por uma reformulação em função das novas exigências no mercado internacional. A importância da qualidade do café reside em atender o gosto do consumidor e em representar um fator bastante específico para sua precificação. A demanda por cafés finos toma necessário que os sistemas de produção adotem novas tecnologias que permitam o aumento da produtividade e qualidade. O incremento da complexidade no setor incentiva o produtor a buscar novas ferramentas administrativas. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo a otimização do gerenciamento de uma propriedade agrícola voltada para a produção de cafés finos. Para tanto, será elaborado um modelo matemático capaz de auxiliar no planejamento da produção da propriedade, na programação do seqüenciamento de colheita das lavouras e no dimensionamento da estrutura de secagem; e determinar o volume ótimo de produção de cafés finos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MILAN, Patricia. Modelagem matemática para a otimização da produção de cafés finos: um estudo de caso. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.