Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da atividade antioxidante e composicao quimica de fracoes e sub-fracoes de uma nova variedade de propolis brasileira produzida por abelhas da especie apis mellifera.

Processo: 05/52619-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Severino Matias de Alencar
Beneficiário:Tatiane Luiza Cadorin Oldoni
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/08635-6 - Isolamento e identificação de compostos bioativos de uma nova variedade de própolis brasileira produzida por abelhas da espécie Apis mellifera, AP.JP
Assunto(s):Antioxidantes   Própolis   Composição química
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antioxidante | Composicao Quimica | Fracoes Semi-Purificadas | Propolis

Resumo

O Brasil é um grande produtor e exportador de própolis de Apis mellifera. A própolis é uma substância resinosa coletada pelas abelhas de diversas partes das plantas e que apresenta na sua composição química diferentes compostos como aldeídos fenólicos, ácidos orgânicos e componentes polifenólicos. A própolis vem se destacando no campo da pesquisa pelas suas várias atividades farmacológicas apresentadas, tais como atividade antimicrobiana, antiinflamatória, antioxidante, anticariogênica, anticâncer e anti-HIV. Todavia, os trabalhos de investigação sobre as propriedades farmacológicas das própolis brasileiras sempre foram voltados para as própolis do sudeste, sendo deixado de lado o entendimento das própolis de outras regiões do Brasil. Um novo tipo de própolis denominada de própolis vermelha, encontrada na região de mangue do litoral do estado de Alagoas, demonstrou alta atividade antioxidante e antimicrobiana em ensaios preliminares, além de despertado um grande interesse pelo mercado japonês, o que surge uma necessidade de um estudo detalhado sobre as suas propriedades biológicas e composição química. O objetivo deste trabalho será fracionar o extrato bruto da própolis e analisar as suas frações e sub-frações quanto a atividade antioxidante e composição química. A identificação de novos compostos poderá propiciar o conhecimento de novos princípios ativos para uso na indústria alimentícia e farmacêutica, geração de patentes com própolis e aumento do valor comercial deste produto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLDONI, Tatiane Luiza Cadorin. Isolamento e identificação de compostos com atividade antioxidante de uma nova variedade de própolis brasileira produzida por abelhas da espécie Apis mellifera. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.