Busca avançada
Ano de início
Entree

Transicao para a vida adulta em camadas medias e populares: cenarios e tendencias socio-demograficas.

Processo: 05/51849-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Demografia - Nupcialidade e Família
Pesquisador responsável:Maria Coleta Ferreira Albino de Oliveira
Beneficiário:Joice Melo Vieira
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Família   Jovens

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar o processo de transição para a vida adulta no Estado de São Paulo, em um contexto de alargamento da coorte jovem. Seguindo a estrutura conceituai proposta pelo Scientific Panel on the Transition to Adulthood da International Union for the Scientific Study in Population (IUSSP), buscar-se-á uma apreensão integrada da passagem para a vida adulta, fazendo-se a ponte entre aspectos propriamente demográficos com outros de ordem econômica, cultural e institucional. Os aspectos demográficos a serem considerados são: o timing dos eventos que caracterizam as mudanças vividas pelos indivíduos (quando os eventos acontecem), sua seqüência (em que ordem os eventos acontecem), seu quantum (quantos eventos acontecem), bem como os diversos arranjos domiciliares contemporâneos a tais mudanças. Tomando-se como pressuposto que a transição para a vida adulta é heterogênea no interior de uma mesma sociedade, constitui objetivo específico explorar similaridades e diferenças de gênero e classe social que se manifestam na passagem para a vida adulta. Um segundo objetivo específico - que mantém estreita vinculação com o anterior - será o de explorar o fluxo dos recursos intergeracionais e sua articulação com a transição para a vida adulta e o ciclo de vida familiar. No que se refere à estratégia da pesquisa, serão combinadas uma abordagem quantitativa e outra, de natureza qualitativa e etnográfica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Joice Melo. Transição para a vida adulta em São Paulo : cenarios e tendencias socio-demograficas. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.