Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de modelo numérico para gerenciamento de recursos hídricos subterrâneos na área do projeto piloto de Ribeirão Preto

Processo: 05/52739-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Edson Cezar Wendland
Beneficiário:Marcelo Eduardo Cavicchia
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão de recursos hídricos   Águas subterrâneas   Método dos elementos finitos   Simulação numérica   Aquífero Guarani   Ribeirão Preto (SP)

Resumo

Este projeto propõe a construção de um modelo numérico pelo Método de Elementos Finitos para auxiliar o gerenciamento de recursos hídricos subterrâneos na área do Projeto Piloto de Ribeirão Preto, na bacia hidrográfica do Rio Pardo, localizada na região nordeste do Estado de São Paulo. Dados topográficos, hidrológicos e hidrogeológicos da região de interesse serão obtidos principalmente através de mapas, de poços e estações hidrológicas cadastrados junto a órgãos governamentais, em cooperação com o Grupo Coordenador do Projeto Piloto de Ribeirão Preto. Dados adicionais deverão ser adquiridos no decorrer do trabalho para efeito de calibração do modelo, e ou redefinição de suas condições de contorno. O modelo deverá considerar a heterogeneidade existente na área de estudo através da atribuição dos parâmetros hidráulicos espacialmente variantes, bem como estabelecer o balanço hídrico, simulando os diversos aportes e exutórios do aqüífero, como forma de validá-lo juntamente com sua calibração. Este projeto se desenvolverá totalmente em ambiente Linux, distribuição SuSe 9.2. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Desenvolvimento de modelo numérico para gerenciamento de recursos hídricos subterrâneos na área do projeto pitoto de Ribeirão Preto. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.