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EPISTEMES FEMINISTAS NA PRODUÇÃO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: o gênero como dispositivo de problematização dos processos de mudança.

Processo: 17/14706-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2018 - 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Leonardo Lemos de Souza
Beneficiário:Leonardo Lemos de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento  Gênero 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epistemologias feministas | Gênero | Psicologia | psicologia do desenvolvimento | Gênero e sexualidade

Resumo

Este trabalho busca mapear e problematizar a produção da Psicologia do Desenvolvimento, considerando as contribuições dos estudos feministas neste campo. Para tanto parte de um desenho de pesquisa que se distribui em dois eixos que se valem da revisão sistemática de literatura e da análise documental. O primeiro procurará levantar e analisar as influências feministas na produção brasileira da Psicologia do Desenvolvimento. Para isso, serão levantados em bases da dados digitais on-line (Scielo, Capes, Google Schoolar, PsycInfo) e analisados os artigos de periódicos brasileiros, dissertações e teses da área de psicologia e, especialmente, da área de Psicologia do Desenvolvimento a partir do cruzamento de descritores como psicologia, psicologia do desenvolvimento, gênero e sexualidade, ainda podendo se valer de outros termos referentes a marcadores etários (criança, adolescente, juventude, infância). Na análise procederemos à identificação dos temas, objetivos, métodos, resultados, conceitos de gênero utilizados. Num segundo momento, levantaremos e analisaremos os livros (manuais e introdutórios) utilizados nas disciplinas que se referem à Psicologia do Desenvolvimento de cursos de psicologia no Brasil de universidades públicas e privadas. A partir de consulta on-line e/ou direta com estas instituições, levantaremos o rol de disciplinas que se propõe a tratar dos processos de mudança ao longo da vida. Serão elencadas as obras mais citadas, em estilo de manual/introdução, assim como aquelas específicas sobre o tema de gêneros e sexualidades. Buscaremos identificar, como gênero é referendado e conceituado pelas autorias, suas relações com os processos de mudança, sua incorporação ou não de autorias feministas. Na análise do material coletado, estabeleceremos diálogos com a produção do tema na Psicologia e nas ideias formuladas por autorias feministas, em suas possibilidades de alianças na produção de outros modos de saber/fazer pesquisa em psicologia, assumindo perspectivas políticas e éticas que se aproximam de demandas referendadas também pelos marcadores etários. (AU)

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(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

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