Busca avançada
Ano de início
Entree

Território, capital financeiro e agricultura: o controle de terras pelo capital financeiro na região do Matopiba

Resumo

Esta pesquisa tem como intuito analisar como o processo de mundialização e financeirização do capital introduz um novo ritmo de expansão e novas formas de uso agrícola do território. Para tanto, busca analisar as formas de atuação e as estratégias de acumulação das empresas agrícolas controladas por investidores institucionais na região do Matopiba. A fim de apreender e qualificar as estratégias dessas empresas, a pesquisa possui duas etapas principais: a) identificação e construção de uma tipologia dos agentes financeiros (investidores institucionais) controladores das empresas agrícolas atuantes na região; b) análise das ações para o controle de terras, principalmente, a partir de parcerias com intermediários locais (empresas agrícolas, grandes produtores, latifundiários, corretores imobiliários) e os consequentes impactos e conflitos com populações camponesas locais; c) exame das estratégias de acumulação pela terra, sobretudo, o uso das tecnologias da informação para a apropriação de diferentes tipos de renda da terra, particularmente, a tentativa de transformação de terras brutas em terras altamente produtivas, com sua consequente comercialização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SPADOTTO, BRUNO REZENDE; MARTENAUER SAWELJEW, YURI; FREDERICO, SAMUEL; TEIXEIRA PITTA, FABIO. Unpacking the finance-farmland nexus: circles of cooperation and intermediaries in Brazil. GLOBALIZATIONS, v. 18, n. 3, SI, . (16/08587-9, 17/12100-0, 17/00346-5, 16/24186-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.