Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU concedido no processo 2017/06216-6: cromatógrafo líquido de ultra alta eficiência

Resumo

Estima-se que um quarto dos aproximadamente 140 bilhões de toneladas de biomassa agrícola produzida anualmente no mundo é proveniente do Brasil. Com isto, resíduos agrícolas correspondam a mais de 30% do total de resíduos gerados no país. Segundo a ONU, há a necessidade de se intensificar pesquisas de tecnologias para conversão de resíduos desta natureza em recursos úteis à sociedade. A busca por compostos de interesse em resíduos por meio de estratégias de agregação de valor avançadas, baseadas em tecnologias verdes, vem sendo entendida como uma forma de preservar recursos ambientais, bem como uma estratégia para diversificar a geração de produtos a partir de uma dada matéria-prima. Neste projeto, o proponente planeja valer-se das suas experiências em química verde aplicada às químicas de produtos naturais e analítica, adquiridas no Brasil e em pouco mais de 3 anos no exterior, na academia e na indústria, na investigação de resíduos agrícolas com vistas à identificação e à quantificação de compostos orgânicos de interesse industrial. Os meios de investigação em si serão objetos de estudo, pois as técnicas analíticas são reconhecidamente um alvo importante para a aplicação de princípios de sustentabilidade. Planejamentos experimentais (DoE) e métricas multiparâmetros serão selecionados para que se atinja otimizações globais a partir de uma quantidade reduzida e energia e de solventes, solventes naturais eutéticos profundos (NADES), solventes biodegradáveis de baixa toxidez serão investigados como meios extratores e modificadores de fase móvel, enquanto que a cromatografia líquida de ultra-alta eficiência será a técnica de separação empregada. A execução e os resultados do projeto serão utilizados para alavancar o ensino de princípios e de práticas de sustentabilidade para estudantes do curso de "Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia" e para estagiários e pós-graduandos vinculados aos recém-criados Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia e GreenBiotech Research Group, aos quais o proponente está vinculado. Uma rede composta por jovens cientistas do Brasil, Austrália e Holanda, com competências complementares, já está sendo estruturada (por meio de um projeto SPRINT em execução - 2016/50009-2, de um pós-doc já executado - 2012/15844-7 e de uma visita técnica realizada à Universidade de Leiden) como estratégia para superar os desafios científicos que surgirão durante a execução do projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARTORI, LEONARDO DE OLIVEIRA; SOUZA, AMAURI ALVES; BRAGAGNOLO, FELIPE SANCHEZ; FORTUNA, GABRIEL CASSIA; GIARDINI BONFIM, FILIPE PEREIRA; RODRIGUES SARNIGHAUSEN, VALERIA CRISTINA; CARNEIRO, RENATO LAJARIM; FUNARI, CRISTIANO SOLEO. An efficient, fast, and green procedure to quantify alpha- and beta-acids and xanthohumol in hops and their derived products. Food Chemistry, v. 373, n. B, . (17/06216-6, 18/01786-1, 19/27066-8, 18/21128-9, 20/00484-1)
ASSIRATI, JULIA; RINALDO, DANIEL; RABELO, SARITA CANDIDA; BOLZANI, VANDERLAN DA SILVA; HILDER, EMILY FRANCES; FUNARI, CRISTIANO SOLEO. A green, simplified, and efficient experimental setup for a high-throughput screening of agri-food by-products - From polar to nonpolar metabolites in sugarcane solid residues. Journal of Chromatography A, v. 1634, . (18/09886-5, 14/50926-0, 18/01786-1, 17/06216-6, 18/50025-3)
DA SILVA, MARIANA RODRIGUES; BRAGAGNOLO, FELIPE SANCHEZ; CARNEIRO, RENATO LAJARIM; CARVALHO PEREIRA, ISABELA DE OLIVEIRA; AQUINO RIBEIRO, JOSE ANTONIO; RODRIGUES, CLENILSON MARTINS; JELLEY, REBECCA E.; FEDRIZZI, BRUNO; FUNARI, CRISTIANO SOLEO. Metabolite characterization of fifteen by-products of the coffee production chain: From farm to factory. Food Chemistry, v. 369, . (18/21943-4, 17/06216-6, 18/01786-1, 18/21128-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.