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Prática de atividade física, competência motora e aptidão física relacionada à saúde durante a infância: associações longitudinais e efeitos de programas de intervenção

Processo: 17/08496-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2018 - 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Alessandro Hervaldo Nicolai Ré
Beneficiário:Alessandro Hervaldo Nicolai Ré
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Alex Antonio Florindo ; Anthony David Okely ; David F. Stodden ; Maria Teresa Cattuzzo
Assunto(s):Crianças  Atividade física  Desenvolvimento motor  Promoção da saúde 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ambiente sociocultural | Atividade Física | crianças | Desenvolvimento Motor | promoção da saúde | Atividade Física e Saúde

Resumo

Pesquisas recentes indicam uma associação positiva entre prática de atividade física, competência motora e aptidão física relacionada à saúde, com benefícios importantes ao desenvolvimento humano e prevenção de doenças crônico-degenerativas. Porém, o conhecimento das associações longitudinais e dos efeitos de programas de intervenção é escasso. O presente projeto tem como objetivo avaliar a efetividade de um programa de intervenção voltado à aprendizagem de habilidades motoras fundamentais na infância e seu impacto nas associações longitudinais entre competência motora, atividade física e aptidão física (follow-up study). No início do estudo, cerca de 400 crianças, entre 3 e 5 anos de idade, serão divididas aleatoriamente em grupo de intervenção e grupo controle. Anualmente, serão mensurados indicadores de prática de atividade física (wGT3X), competência motora (TGMD-2, KTK e velocidade da bola no arremesso e no chute) e aptidão física (EUROFIT e FITNESSGRAM), além de questionários para mensuração de variáveis sociodemográficas e ambiente familiar. O programa de intervenção, focado no ensino/aprendizagem de habilidades motoras fundamentais, ocorrerá durante um ano letivo com duas aulas semanais de 60 minutos, e incluirá também palestras semestrais aos professores e familiares acerca da importância da atividade física na infância. Em ambos os grupos (intervenção e controle), as mensurações serão realizadas antes do programa intervenção (baseline) e repetidas ao final da intervenção (follow-up 1), um ano após o final da intervenção (follow-up 2) e assim sucessivamente até o ano de 2027 (follow-up anual). (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALESSANDRO HERVALDO NICOLAI RÉ; MARIANA CARDOSO TUDELA; CARLOS BANDEIRA DE MELLO MONTEIRO; BEATRIZ DE ARAUJO ANTONIO; MELLINA MARIA DO LAGO MANSO SILVA; CAROLINA MARIA COELHO CAMPOS; GUILHERME DOS SANTOS; MARIA TERESA CATTUZZO. COMPETÊNCIA MOTORA EM CRIANÇAS DO ENSINO PÚBLICO DA CIDADE DE SÃO PAULO. J. Phys. Educ., v. 29, . (17/08496-6)
GUILHERME DOS SANTOS; PAULO HENRIQUE GUERRA; SUEDEM ANDRADE MILANI; ARIANE BRITO DINIZ SANTOS; MARIA TERESA CATTUZZO; ALESSANDRO HERVALDO NICOLAI RÉ. Comportamento sedentário e competência motora em crianças e adolescentes: revisão. Revista de Saúde Pública, v. 55, . (17/08496-6, 20/15646-7)
GUILHERME DOS SANTOS; MELLINA MARIA DO LAGO MANSO SILVA; MARTÍN DARÍO VILLANUEVA; JOSAEL PEREIRA DA SILVA JÚNIOR; MARIA TERESA CATTUZZO; ALESSANDRO HERVALDO NICOLAI RÉ. COMPETÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES BRASILEIRAS AVALIADAS PELO TESTE TGMD-2: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. J. Phys. Educ., v. 31, . (17/08496-6)

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