Busca avançada
Ano de início
Entree

Modo de vida das primeiras populações complexas dos Andes Centrais: perspectivas bioarqueológicas do processo de complexificação social em Caral, a mais antiga cidade da América

Resumo

Dando continuidade a uma linha de pesquisa de mais de 10 anos e projetos anteriores (FAPESP 2011-50339-9; FAPESP 2013-14799-0; FAPESP 2015-051339), a presente proposta visa avaliar, do ponto de vista bioarqueológico, a relação entre processos de complexificação social e fenômenos de mudança biológica em populações humanas assentadas entre 3400-1500 a.C. na Costa Centro-Norte do Peru dos Andes Centrais, região batizada como o "berço da Civilização Andina". O conhecimento dos processos de Neolitização nos Focos Civilizatórios do mundo antigo é uma das questões de maior interesse da arqueologia global. O desenvolvimento civilizatório ocorrido na área dos Andes Centrais tem seus antecedentes em populações costeiras com impressionantes sinais de monumentalidade, como expressão de territorialidade e sedentarismo, desde o terceiro milênio a.C. Hipoteticamente baseadas numa subsistência predominantemente marinha, estas sociedades teriam desenvolvido complexos sistemas de organização sócio-política que culminaram em Estados e Impérios. No entanto, novas descobertas sugerem que uma agricultura mais precoce teria embasado este processo. Ao momento, estas hipóteses são difíceis de contrastar e devido à falta de estudos bioarqueológicos. Pouco se conhece sobre os efeitos biológicos que as mudanças na vida cotidiana, dieta e relações interpessoais teriam produzido nos próprios indivíduos. Para ampliar a discussão sobre as adaptações de estas populações em estágio de "complexificação incipiente", este Projeto pretende determinar os "custos biológicos" dos fenômenos associados à complexificação social e definir, em perspectiva diacrônica de nível regional, quais fatores foram os mais determinantes na sua trajetória. Através de uma abordagem interdisciplinar, o presente Projeto propõe o estudo da categoria bioarqueológica "modo de vida" em indivíduos escavados no sitio arqueológico Caral, "a cidade mais antiga da América" (2900-1600 a.C.), e outros assentamentos do vale de Supe, Costa Centro-Norte do Peru, datados entre o 3º e 1º milênios antes de nossa Era. O projeto inclui três frentes de pesquisa: 1) análises morfológicas (análise bioantropológica, análise paleopatológica, análise de patologia oral, análises morfológicas de biodistância), 2) análises arqueométricas (datações 14C AMS dos contextos funerários, análise de isótopos estáveis para reconstrução de dieta e padrões de mobilidade, análise de micro-restos botânicos conteúdos em cálculo dental, análise paleogenético-molecular) e 3) prospecção de novos contextos funerários. Por tratar-se de um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, a bioarqueologia de Caral e do vale de Supe é uma linha de pesquisa muito promissória e deve render importantes perspectivas sobre o processo de neolitização regional, além de grande visibilidade institucional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEZO-LANFRANCO, LUIS; FILIPPINI, JOSE; DI GIUSTO, MARINA; PETRONILHO, CECILIA; WESOLOWSKI, VERONICA; DEBLASIS, PAULO; EGGERS, SABINE. Child development, physiological stress and survival expectancy in prehistoric fisher-hunter-gatherers from the Jabuticabeira II shell mound, South Coast of Brazil. PLoS One, v. 15, n. 3, . (03/02059-0, 13/14799-0, 15/05391-3, 17/17580-0)
PEZO-LANFRANCO, LUIS; MACHACUAY, MARCO; NOVOA, PEDRO; PERALTA, RODOLFO; MAYER, ELVER; EGGERS, SABINE; SHADY, RUTH. The diet at the onset of the Andean Civilization: New stable isotope data from Caral and Aspero, North-Central Coast of Peru. AMERICAN JOURNAL OF BIOLOGICAL ANTHROPOLOGY, v. 177, n. 3, p. 23-pg., . (13/14799-0, 17/17580-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: