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Multiscale modeling of cleavage fracture and applications to structural integrity assessments

Processo: 17/50300-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Convênio/Acordo: University of Manchester
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Claudio Ruggieri
Beneficiário:Claudio Ruggieri
Pesq. responsável no exterior: Andrey Jivkov
Instituição no exterior: University of Manchester, Inglaterra
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mecânica da fratura  Fratura frágil  Trincamento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Engenharia Mecanica

Resumo

Novas metodologias e procedimentos inovadores têm evoluído em anos recentes para o desenvolvimento de um arcabouço teórico capaz de previsões acuradas do comportamento à fratura frágil em diferentes componentes contendo trincas e defeitos por meio da unificação de valores de tenacidade para geometrias e condições de carregamento diversas. Um consenso emergiu em favor de modelos micromecânicos baseados sobre urna interpretação probabilística do processo de fratura frágil, denominados genericamente de modelos locais (LA), para descrever a falha material causada pela clivagem transgranular para um amplo espectro de condições de carregamento e configurações geométricas de componentes estruturais contendo trincas e defeitos. Este projeto de pesquisa objetiva estabelecer atividades de cooperação internacional de longo prazo entre o Núcleo Avançado em Mecânica da Fratura e Integridade Estrutural (NAMEF) da Escola Politécnica da USP e a School of Mechanical, Aerospace and Civil Engineering at University of Manchester (UoM) para reunir e desenvolver especialidades complementares em mecânica da fratura teórica e experimental para o avanço de conhecimentos específicos sobre a área de modelos locais (multiescala) com extensões inovadores aos modelos convencionais incorporando efeitos de deformações plásticas, incluindo uma linha de investigação aplicada a procedimentos mais eficientes para simulação computacional e calibração paramétrica. (AU)

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