Busca avançada
Ano de início
Entree

Bio nações: A emergência de pesquisas e terapias com células-tronco no Brasil e Índia

Processo: 16/20638-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2017 - 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Conceição da Costa
Beneficiário:Maria Conceição da Costa
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Neide Mayumi Osada
Assunto(s):Biomedicina  Brasil  Biotecnologia  Índia  Células-tronco 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biomedicina | biotecnologia | Brasil | Células-tronco | India | Sociologia | Estudos Sociais Da Ciência E Da Tecnologia

Resumo

A Sociologia da Saúde e os Estudos Sociais da Ciência têm se voltado ao estudo das novas relações entre saúde e novas tecnologias. Avanços complexificaram a percepcao sobre o tema, multiplicando as controversias e incertezas: no decorrer do seculo passado, as mudancas no perfil epidemiologico contribuiram para a emergencia de novas doencas e, com elas, novas percepcoes sobre os riscos ambientais e comportamentais.Em algumas áreas das ciências, a pesquisa sociológica desempenhou um papel importante ao analisar as implicações do uso do conhecimento científico na sociedade contemporânea. O campo das 'Ciências da Vida', por exemplo, tem apresentado uma curiosa 'fluidez' em suas fronteiras disciplinares, sobretudo ao longo dos últimos trinta anos. A sua composição intelectual e seu conteúdo tecnológico se transformaram rapidamente desde os anos 1980.A biotecnologia evoluiu em direção à produção de distintas tecnologias de intervenção na vida biológica e intelectual dos seres humanos. No fim do século XX, o que se observou foi que a produção do conhecimento biológico estava se transformando radicalmente, reproduzindo-se sobre novas bases e métodos de pesquisa distintos da etapa pré-1980. Neste sentido, o aumento das interações entre a pesquisa biológica e suas implicações na vida social fez a biotecnologia emergir como tema rico para a análise sociológica, o que está explícito na quantidade de trabalhos produzidos no campo desde os anos 1980.Alguns campos da ciência são bastante controversos e entre eles, as células tronco, pois ao mesmo tempo que aponta para um campo de pesquisa, com um mercado robusto, apresenta questões relativas à ética e governança. Nessa perspectiva, propomos explorar neste projeto como esse olhar comparativo entre Brasil e Índia pode permitir uma compreensão mais profunda de algumas novas tecnologias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA CONCEIÇÃO DA COSTA; RENAN GONÇALVES LEONEL DA SILVA. A dinâmica do conhecimento biomédico e em saúde: uma interpretação sociológica. Sociologias, v. 21, n. 50, p. 18-47, . (16/20638-8, 15/24133-5, 17/18500-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: