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O desenvolvimento das funções executivas quentes e frias durante o início da adolescência e suas relações com as mudanças no cronotipo: uma comparação entre culturas (Brasil e Iran)

Processo: 17/02816-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2017 - 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Convênio/Acordo: Cognitive Science and Technology Council of Iran
Pesquisador responsável:Sabine Pompéia
Beneficiário:Sabine Pompéia
Pesq. responsável no exterior: Ali Nouri
Instituição no exterior: Malayer University, Irã
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Débora Cristina Hipólide ; Hugo Cogo Moreira ; Marcia Lurdes de Cacia Pradella Hallinan ; Mônica Carolina Miranda
Bolsa(s) vinculada(s):19/02155-8 - O desenvolvimento das funções executivas quentes e frias durante o início da adolescência e suas relações com as mudanças no cronotipo: uma comparação entre culturas (Brasil e Iran), BP.TT
18/18057-2 - O desenvolvimento das funções executivas quentes e frias durante o início da adolescência e suas relações com as mudanças no cronotipo: uma comparação entre culturas (Brasil e Iran), BP.TT
18/17023-7 - O desenvolvimento das funções executivas quentes e frias durante o início da adolescência e suas relações com as mudanças no cronótipo: uma comparação entre culturas (Brasil e Iran), BP.TT
Assunto(s):Adolescência  Cronotipo  Funções executivas  Fatores socioeconômicos  Cognição 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | auto controle | Cronotipo | estágio puberal | fatores socioeconômicos | funções executivas | marcadores cognitivos da puberdade

Resumo

Funções executivas, um conjunto de processos cognitivos envolvidos na autorregulação do comportamento, maturam na adolescência, período marcado por outras mudanças fisiológicas que também afetam a cognição, como os padrões de sono. Ter desempenho executivo deficitário nesta fase de vida se traduz em vulnerabilidade e impacta o futuro dos jovens em termos de qualidade de vida e de saúde, desempenho acadêmico, comportamento antissocial, entre outros. Até que ponto a cultura e o status socioeconômico influenciam este desenvolvimento é pouco estudado e incerto. O tema do presente estudo é centrado na avaliação de uma gama de funções executivas necessárias para resolução de problemas cognitivos (funções executivas frias) e socioemocionais (funções executivas quentes) durante o início da adolescência. Tomaremos em consideração não só a idade, mas também o desenvolvimento puberal, cronótipo e padrões de sono, bem como a base sociocultural, estudando jovens do Brasil e do Irã, países com acentuada desigualdade social. Somente medidas comportamentais de domínio público e que não envolvam equipamentos complexos serão utilizadas para democratizar a reprodutibilidade dos achados. O estudo será transversal e incluirá mais de 300 participantes de 9 a 15 anos de idade provenientes de uma gama de contextos socioeconômicos. Fatores suscetíveis a intervenções para melhorar as funções executivas na adolescência serão determinados e os resultados serão divulgados à comunidade científica e ao público em geral. (AU)

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Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOURI, ALI; ESMAEILI, FATTANEH; SEYEDI, HELIYA; REZAEIAN, SAHBA; PANJEH, SAREH; COGO-MOREIRA, HUGO; POMPEIA, SABINE. actor structure and psychometric properties of the Persian versions of the Pediatric Daytime Sleepiness Scale and Morningness-Eveningness Scale for Childre. JOURNAL OF EDUCATION AND HEALTH PROMOTION, v. 10, n. 1, . (17/02816-9)
SEGURA, ISIS ANGELICA; COGO-MOREIRA, HUGO; NOURI, ALI; MIRANDA, MONICA CAROLINA; POMPEIA, SABINE. Cross-Country (Brazil and Iran) Invariance of Fractionation of Executive Functions in Early Adolescence. JOURNAL OF COGNITION AND DEVELOPMENT, v. N/A, p. 21-pg., . (19/19709-6, 17/02816-9, 16/14750-0)
SEGURA, ISIS ANGELICA; PANJEH, SAREH; COGO-MOREIRA, HUGO; NOURI, ALI; MIRANDA, MONICA CAROLINA; ESMAEILI, FATTANEH; SEYEDI, HELIYA; POMPEIA, SABINE. Fractionation of executive functions in adolescents from Iran: invariance across age and socioeconomic status. CURRENT PSYCHOLOGY, v. N/A, p. 17-pg., . (17/02816-9, 16/14750-0, 19/19709-6)
ZANINI, GISLAINE A., V; MIRANDA, MONICA C.; COGO-MOREIRA, HUGO; NOURI, ALI; FERNANDEZ, ALBERTO L.; POMPEIA, SABINE. An Adaptable, Open-Access Test Battery to Study the Fractionation of Executive-Functions in Diverse Populations. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 12, p. 23-pg., . (17/02816-9, 16/14750-0)

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