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Avaliação do serviço das operadoras de comunicações utilizando o índice de qualidade de voz

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal avaliar o serviço das operadoras de comunicações de voz, com foco nas operadoras celulares, utilizando um índice de qualidade de voz, com o intuito de melhorar a qualidade de experiência do usuário. No Brasil, a Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL) é a encarregada de supervisar os serviços oferecidos pelas operadoras de telecomunicações; para isso a ANATEL possui um regulamento com 12 indicadores de qualidade para avaliar o Serviço Móvel Pessoal (SMP). Porém, nenhum desses indicadores esta relacionada com a qualidade de voz percebida pelo usuário uma vez estabelecida a chamada. Neste contexto, este trabalho pretende modelar um novo Indicador de Qualidade, denominamos SMP-13, baseado na qualidade da voz. Este trabalho implementará uma ferramenta de avaliação de qualidade de voz no terminal móvel, o qual estará baseado em um novo algoritmo que considerará degradações originadas tanto na rede IP como no canal de radiofrequência. Adicionalmente, por meio de uma arquitetura de rede os índices de qualidades e demais informações de uma chamada de voz serão transferidos a um servidor, cuja informação será de utilidade para as agencias reguladoras e operadoras de telefonia. No presente ano a ANATEL apresentou soluções que utilizam questionários que avaliam a satisfação do usuário. Assim, o presente trabalho tem como contribuição estabelecer um mecanismo automático e objetivo para determinar a qualidade de voz e dessa forma auxiliar na avaliação dos sérvios de telecomunicações. (AU)

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Publicações científicas (9)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
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