Busca avançada
Ano de início
Entree

Compreendendo a dinâmica da opinião e da linguagem utilizando Big Data

Processo: 16/50256-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2017 - 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Convênio/Acordo: Trans-Atlantic Platform for the Social Sciences and Humanities
Pesquisador responsável:Maria Eunice Quilici Gonzalez
Beneficiário:Maria Eunice Quilici Gonzalez
Pesq. responsável no exterior: Laura Hernandez
Instituição no exterior: Université de Cergy-Pontoise, França
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):20/09175-1 - Compreendendo a dinâmica de formação de opinião e da evolução da linguagem utilizando Big Data, BP.TT
20/03483-6 - Compreendendo a dinâmica da opinião e da linguagem utilizando Big Data, BP.TT
19/08442-9 - Big Data, dinâmicas sociais e línguas naturais, BP.PD
+ mais bolsas vinculadas 19/09775-1 - Compreendendo a dinâmica da opinião e da linguagem utilizando big data, BP.TT
19/04831-0 - Compreendendo a dinâmica da opinião e da linguagem utilizando Big Data, BP.TT
18/11522-1 - Big Data, dinâmicas sociais e línguas naturais, BP.PD
17/25875-0 - Compreendendo a dinâmica de formação de opinião e da evolução da linguagem utilizando Big Data, BP.TT
17/23860-6 - Compreendendo a dinâmica de formação de opinião e da evolução da linguagem utilizando Big Data, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Armazenamento e recuperação da informação  Big data  Sistemas complexos  Dados complexos  Mídias sociais  Ação social  Formador de opinião  Ética (filosofia) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Big Data | Comlplex Networks | Information Ethics | Opinion Formation | Self Organization | Social Action

Resumo

A sociedade humana está passando por mudanças sem precedentes decorrentes do rápido desenvolvimento de tecnologias de comunicação, as quais registram traços de um significativo número de atividades cotidianas de seus usuários. Tais mudanças, extremamente rápidas, propiciam uma dinâmica adaptativa que altera atividades do dia a dia e afeta a natureza das relações sociais humanas. O crescente número de dados gerou o que é conhecido como Big Data, suscitando questões sobre seu armazenamento, organização, recuperação e controle. O interesse nesses dados tem até agora se concentrado em aspectos técnicos que possibilitem sua rápida utilização. Em uma perspectiva diferente, o presente projeto tem como objetivo investigar as seguintes questões: Como selecionar informação relevante, a partir da análise de Big Data, para elaborar modelos da ação humana coletiva? Quais são as possíveis consequências éticas do uso da análise de Big Data na ação humana auto-organização? Investigaremos traços da conduta social humana registrados em bases de dados, questionando possíveis impactos da manipulação de Big Data na ação social. Explicações causais da ação humana, individual e coletiva, são alvo de críticas de pesquisadores que consideram seus aspectos sociais e éticos. A hipótese a ser investigada é a de que o estudo de conexões entre informação disponível nos Big Data, que indica uma quantidade massiva de correlações entre os dados coletados, e as explanações causais da ação podem propiciar novidades promissoras na compreensão da dinâmica da ação social humana na perspectiva dos sistemas complexos. A pesquisa proposta focalizará o estudo da dinâmica da formação de opinião, bem como da evolução da linguagem que pode afetar tal dinâmica, a partir da análise dos Big Data resultantes de duas diferentes mídias: The New York Times e o Twitter. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOLZIO, A. C.; PUERTA-DIAZ, M.; MARTINEZ-AVILA, D.. A Fuzzy Logic Model for the Analysis of Social Corporate Responsibility. EAI ENDORSED TRANSACTIONS ON SCALABLE INFORMATION SYSTEMS, v. 8, n. 32, . (16/50256-0, 19/08442-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: