Auxílio à pesquisa 17/11440-2 - Cidades, Habitação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Imagens de São Paulo: moradia e luta em regiões centrais e periféricas da cidade a partir de representações imagéticas criadas por crianças moradoras em ocupações

Processo: 17/11440-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marcia Aparecida Gobbi
Beneficiário:Marcia Aparecida Gobbi
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades  Habitação  Ocupações  Desenho  Fotografia  Infância  Crianças  São Paulo (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidade | Desenho | Fotografia | Infancia | Moradia | ocupações | Educação

Resumo

O projeto de pesquisa Imagens de São Paulo: moradia e luta em regiões centrais e periféricas da cidade a partir de representações imagéticas criadas por crianças moradoras de ocupações tem como um de seus principais objetivos conhecer os modos de viver e lutar por moradia, planejamento, projetos e vivência dentro de ocupações de edifícios e terrenos que não cumprem sua função social situados no município de São Paulo. Pretende-se explorar e conhecer tais questões a partir das crianças suas moradoras. Busca-se conhecer como as crianças vivem e representam o viver nesses espaços da cidade e como é construída a infância em lutas pelo direito a habitação e à cidade. A pesquisa contará com aporte metodológico que considera a elaboração de desenhos e fotografias criados por meninas e meninos com até 12 anos de idade e moradores de ocupações existentes no centro e regiões periféricas da cidade paulistana. Nesse processo de pesquisa as fotografias e os desenhos são compreendidos como agentes, ou seja, capazes de evidenciar mudanças, desejos e tantas cidades inventadas, rejeitadas e projetadas pela criançada, tantas vezes negligenciada em pesquisas que consideram apenas o universo adulto em cidades e em movimentos sociais em detrimento da infância. Sublinha-se que a metodologia empregada procura considerar trajetórias em que as crianças estejam contempladas em seus anseios e pontos de vista. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCIA APARECIDA GOBBI. Quando limpam com fogo, como ficam as crianças? Vidas abreviadas, vidas breves. Educ. Pesqui., v. 45, . (17/11440-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: