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Julgamentos de crianças, adolescentes e adultos sobre regras do contexto familiar e escolar

Processo: 17/06334-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2017 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Luciana Maria Caetano
Beneficiário:Luciana Maria Caetano
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Betânia Alves Veiga Dell Agli
Assunto(s):Julgamento (psicologia)  Desenvolvimento moral 

Resumo

Regra diz respeito ao que é certo e o que não é certo fazer. As regras são estudadas no âmbito da moralidade e atualmente também a partir do conhecimento social. O presente estudo tem como objetivo avaliar o julgamento e as justificativas de crianças, adolescentes e adultos a respeito de regras em contextos familiares e escolares. Além disso, identificar os domínios (moral, convencional, pessoa e prudencial) que aparecem nas justificativas dos julgamentos e os critérios que compõem os julgamentos (alterabilidade, generabilidade, contingência da regra à autoridade e severidade da regra ou do ato). A amostra total será de 464 participantes, sendo constituída por crianças (4 a 12 anos) com desenvolvimento típico e atípico, adolescentes (13 a 17 anos) e adultos. Será utilizado um questionário de dados sociodemográgicos e um questionário estruturado de regra nos contextos familiar e escolar cujas questões versam sobre os critérios de julgamento e solicita a justificativas dos mesmos. Os resultados serão analisados quantitativamente por meio da estatística descrita e inferencial revelando a presença e ausência dos critérios de julgamentos e qualitativamente a fim de permitir a categorização dos domínios bem como criar um Sistema Codificado (Coding System) de regras para a cultura brasileira a partir das justificativas dos julgamentos. Espera-se conhecer como se constituem as regras no contexto brasileiro, as diferenças em termos de idade, nível sócio econômico e religião. (AU)

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