Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial anti-inflamatório da indomentacina incorporada a nanopartícula de sílica mesoporosa

Processo: 17/10241-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2017 - 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Ricardo Andrade Furtado
Beneficiário:Ricardo Andrade Furtado
Instituição Sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Anti-inflamatórios  Indometacina  Sílica mesoporosa  Nanopartículas  Citotoxicidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:indometacina | Inflamação | Nanopartículas | Atividade anti-inflamatória

Resumo

A indometacina é considerada um potente anti-inflamatório, porém seus efeitos colaterais indesejáveis como ulcerações e até hemorragias também são superiores levando à interrupção do tratamento com o fármaco. Uma das vias para reduzir os efeitos indesejáveis é a associação de fármacos com nanopartículas, a qual tem sido utilizada com grande frequência nos últimos tempos, promovendo uma alta qualidade na distribuição de compostos em seus determinados sítios de atuação e consequentemente reduzindo a dose terapêutica. As estruturas mesoporosas de sílica estão sendo muito estudadas pela capacidade de bioconjugação com diferentes moléculas, tendo se destacado pelo fato de possuir a capacidade de penetrar a membrana celular e pela elevada eficácia na incorporação de diversos agentes terapêuticos, os quais podem ser liberados controladamente nos locais alvo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o potencial anti-inflamatório da indometacina incorporada a nanopartículas de sílica mesoporosa. Para tanto, o potencial nociceptivo será avaliado por diferentes ensaios como formalina, edema de pata, dosagem de mediadores da inflamação e quantificação da expressão do fator nuclear kappa B (NF-kB). Além disso, testes de citotoxicidade e avaliação do potencial locomotor serão incluídos. Assim, este trabalho contribuirá para o melhor entendimento da ação da indometacina incorporada a nanopartículas de sílica mesoporosa, proporcionando sua utilização mais efetiva e segura em futuras aplicações clinicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUNIOR, SILVIO ALMEIDA; PEREIRA, POLIANA MARQUES; TOTOLI, VANESSA DE SOUZA; NEVES, EDNA SOUSA; MONOCHIO, MAYARA; ALVARENGA, ALEF WINTER OLIVEIRA; HORI, JULIANA ISSA; BRAZ, WILSON RODRIGUES; ROCHA, LUCAS ALONSO; NASSAR, EDUARDO JOSE; et al. Incorporation of indomethacin into a mesoporous silica nanoparticle enhances the anti-inflammatory effect Indomethacin into a mesoporous silica. European Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 157, . (18/00840-2, 17/10241-6, 17/22919-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.