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Solicitação de auxílio pesquisa/pesquisador visitante: realidade virtual e estimulação transcraniana por corrente contínua anódica para melhora da função motora de membros superiores em crianças com Síndrome de Down: ensaio clínico controlado aleatorizado

Processo: 17/06382-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 17 de outubro de 2017 - 27 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Claudia Santos Oliveira
Beneficiário:Claudia Santos Oliveira
Pesquisador visitante: Nicola Cau
Inst. do pesquisador visitante: Politecnico di Milano, Itália
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropediatria  Síndrome de Down  Coordenação motora  Estimulação transcraniana por corrente contínua  Crianças  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise movimento | função motora | Sindrome de Down | Neuropediatria

Resumo

Objetivo: Verificar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente continua (tDCS) associado a um treino neuromotor em membro superior com realidade virtual sobre a atividade cerebral e controle motor em crianças com Síndrome de Down (SD). Materiais e Métodos: A amostra populacional será definida após realizado um estudo piloto, com a mesma metodologia do estudo proposto. As crianças serão alocados de forma aleatorizada em dois grupos (Grupo 1: tDCS anódica no córtex motor primário bilateral e catodo na deltoide unilateral associada ao treino de realidade virtual. Grupo 2: tDCS anódica sham no córtex motor primário bilateral e catodo no deltoide unilateral associada ao treino de realidade virtual. Os participantes serão avaliados em três momentos distintos (antes, logo após e um mês após os treinos propostos). As avaliações serão constituídas de análise tridimensional do movimento e eletromiografia do membro superior parético (sistema SMART-D 140® - BTS Engineering e EMG FREEEMG® - BTS Engineering), pelas escalas The pediatric evaluation of disability inventory (PEDI), atividade cerebral será avaliada pelo EEG (BrainNet BNT36). Os treinos serão realizados durante 4 semanas consecutivas, com 3 sessões de treino por semanas (20 minutos), com uma intensidade de 1 mA. Os resultados serão analisados estatisticamente assumindo um nível de significância de de 0,05 (p<0,05). (AU)

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