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Proposta de um modelo teórico-experimental para a interação rotor-mancais-estrutura

Processo: 17/07454-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2017 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Pesquisador responsável:Tiago Henrique Machado
Beneficiário:Tiago Henrique Machado
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Máquinas rotativas  Mancais  Coeficiente de Reynolds  Método dos volumes finitos  Modelos matemáticos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Iteração Rotor-Mancal-Estrutura | Modelo Teórico-Experimental | Dinâmica de Rotores

Resumo

O estudo de máquinas rotativas desperta o interesse de muitos pesquisadores da área de máquinas e estruturas, em vista da quantidade significativa de fenômenos típicos que ocorrem durante sua operação. Esse tipo de sistema rotativo representa a maior e mais importante classe de maquinário, utilizada nas mais diversas áreas da engenharia mecânica. Nesse contexto, a obtenção de um modelo robusto e eficiente para a análise de máquinas rotativas, especialmente em relação aos componentes de interface entre partes fixas e móveis, como se configuram as estruturas de fundação e os mancais hidrodinâmicos, representam o foco principal deste projeto de pesquisa. A estrutura fundação será analisada experimentalmente, e, através da análise modal das funções resposta em frequência (FRF) serão calculados seus parâmetros modais. Estes parâmetros serão refinados através métodos de otimização, uma vez que as técnicas de análise modal são suscetíveis a ruídos gerados nas medições experimentais da estrutura. O modelo modal da fundação será integrado ao sistema rotor-mancais através do método das coordenadas mistas, para o cálculo da resposta do sistema completo. Com relação aos mancais hidrodinâmicos, será utilizada uma abordagem numérica para o cálculo das forças hidrodinâmicas não lineares, através da solução da Equação de Reynolds. O procedimento para a solução numérica da Equação de Reynolds a ser utilizado neste projeto emprega o Método dos Volumes Finitos (FVM). Para a modelagem do rotor será utilizado o clássico Método dos Elementos Finitos. No processo de implementação e simulação dos modelos serão utilizados os softwares FORTRAN® e MATLAB®, softwares voltados para aplicações de mecânica computacional e engenharia assistida por computador. Os resultados obtidos com a modelagem proposta serão verificados experimentalmente em um banco de testes. (AU)

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Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, TIAGO HENRIQUE; ALVES, DIOGO STUANI; CAVALCA, KATIA LUCCHESI. Investigation about journal bearing wear effect on rotating system dynamic response in time domain. TRIBOLOGY INTERNATIONAL, v. 129, p. 124-136, . (15/20363-6, 17/07454-8)
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MACHADO, TIAGO HENRIQUE; ALVES, DIOGO STUANI; CAVALCA, KATIA LUCCHESI. Discussion about nonlinear boundaries for hydrodynamic forces in journal bearing. NONLINEAR DYNAMICS, v. 92, n. 4, p. 2005-2022, . (15/20363-6, 17/07454-8)
STORTI, GUSTAVO CHAVES; DA SILVA TUCKMANTEL, FELIPE WENZEL; MACHADO, TIAGO HENRIQUE. Modal parameters identification of a rotor-journal bearing system using operational modal analysis. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 43, n. 3, . (15/20363-6, 17/07454-8)
ALVES VIANA, CARLOS ALBERTO; ALVES, DIOGO STUANI; MACHADO, TIAGO HENRIQUE. Linear and Nonlinear Performance Analysis of Hydrodynamic Journal Bearings with Different Geometries. APPLIED SCIENCES-BASEL, v. 12, n. 7, p. 16-pg., . (17/07454-8, 18/21581-5)
ALVES VIANA, CARLOS ALBERTO; ALVES, DIOGO STUANI; MACHADO, TIAGO HENRIQUE. Influence of fluid film bearing nonlinearities on monitoring the fluid-induced instability threshold. NONLINEAR DYNAMICS, v. 108, n. 3, p. 20-pg., . (18/21581-5, 17/07454-8)

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