Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodiversidade e forma urbana no desenho de cidades mais sustentáveis

Resumo

Nas últimas décadas, a discussão sobre conceito de cidades compactas como paradigma de sustentabilidade urbana vem ganhando cada vez mais força. No entanto, diversas pesquisas corroboram a ideia de que quanto maior os níveis de urbanização (densidade construída e área impermeabilizada), menor é o percentual de cobertura arbórea e disponibilidade de áreas verdes, iniciando um processo de perda de biodiversidade e de serviços ecossistêmicos nas cidades. Assim, enfrentar o desafio de conciliar aumento de densidade habitacional e oferta de áreas vegetadas se torna de suma importância. O objetivo desta pesquisa é analisar como o desenho urbano pode proporcionar maior permeabilidade e conectividade das áreas verdes, e fomentar maior biodiversidade, através da avaliação da vegetação e da biodiversidade em diferentes tecidos urbanos de densidades mais altas. As formas do parcelamento e da ocupação do solo e as diretrizes de desenho urbano geram tipologias muito diversas entre si que determinam a quantidade de áreas verdes (principalmente intraquadras), como elas estão arranjadas e distribuídas, influenciando diretamente nos serviços ecossistêmicos, na mitigação dos impactos das mudanças climáticas e na conservação de biodiversidade urbana. A avaliação será feita a partir de critérios quantitativos relativos à morfologia urbana e a cobertura do solo, métricas de ecologia da paisagem aplicadas em ambiente SIG e pelo levantamento amostral da avifauna como bioindicador da biodiversidade local. A finalidade é contribuir para políticas públicas em novas áreas urbanas, através da recomendação de diretrizes de desenho urbano de alto desempenho em termos de permeabilidade e conectividade da cobertura arbórea, considerando ao mesmo tempo a importância da promoção de cidades compactas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELO, MARCOS ANTONIO; SANCHES, PATRICIA MARA; SILVA FILHO, DEMOSTENES F.; PIRATELLI, AUGUSTO JOAO. Influence of habitat type and distance from source area on bird taxonomic and functional diversity in a Neotropical megacity. URBAN ECOSYSTEMS, OCT 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.