Busca avançada
Ano de início
Entree

INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico

Processo: 14/50909-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de julho de 2017 - 30 de junho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Convênio/Acordo: CNPq - INCTs
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
Gerson Aparecido Yukio Tomanari ; Júlio César Coelho de Rose
Auxílios(s) vinculado(s):22/00312-1 - Senso numérico e sua relação com competência matemática: visita do Dr. Armando Domingos Batista Machado a UFABC, AV.EXT
19/16595-0 - 2nd Conference of the Timing Research Forum, AR.EXT
19/16895-3 - Cognitive Development Society Meeting 2019, AR.EXT
17/19652-9 - 9th International Conference Association for Behavior Analysis International, AR.EXT
Bolsa(s) vinculada(s):22/12940-7 - Um gesto vale mais que mil palavras?: confiança seletiva em crianças pequenas, BP.IC
22/08929-8 - Avaliação longitudinal do progresso acadêmico de alunos do ensino fundamental após ensino remediativo de ensino de leitura e escrita, BP.TT
22/02206-4 - Efeitos do ensino sequencial ou simultâneo de tato na aquisição de um pequeno vocabulário em duas línguas estrangeiras, BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 21/13017-5 - Confie, mas confira!: efeitos do status de popularidade de informantes sobre a confiança epistêmica de crianças pré-escolares, BE.PQ
21/08930-3 - Avaliando os efeitos de uma audiência punitiva versus de uma audiência não punitiva sobre a acurácia do relato verbal de crianças, BP.IC
21/13731-0 - Encontrando as palavras certas: um estudo com medidas eletrofisiológicas sobre o papel de dicas estatísticas na aquisição de linguagem, BP.MS
21/09497-1 - Efeitos de regras discrepantes das contingências apresentadas por falantes com diferentes níveis de autoridade sobre a manutenção do seguimento de regras em crianças, BP.IC
19/24210-0 - Investigação de processos comportamentais básicos na fusão e desfusão, com delineamentos de sujeito individual., BP.PD
21/05857-3 - Promessa é dívida: efeitos da inconsistência de informantes na confiança seletiva de crianças pré-escolares, BP.IC
20/16712-3 - Ensino de seguimento de instruções (ação-objeto) empregando matriz de ensino e videomodelação para crianças com Transtorno do Espectro Autista por meio de aplicação remota, BP.IC
20/08061-2 - Efeitos do reforçamento positivo e da punição negativa na aquisição e manutenção de relatos correspondentes de crianças em uma tarefa acadêmica, BP.IC
20/08594-0 - Coparentalidade e desenvolvimento da cognição social em crianças pré-escolares, BP.IC
20/01265-1 - Aprendendo a Ler e Escrever em Pequenos Passos: avaliação de eficácia do programa de leitura e escrita por movimento ocular, BP.IC
19/18770-3 - Avaliação do desempenho e do rastreio ocular de estudantes com autismo e deficiência intelectual em tarefas com atraso e de vocabulário receptivo e expressivo, BP.IC
19/22411-9 - Comportamento coordenado e individual em duplas de ratos sob esquema de intervalo variável, BP.IC
19/01125-8 - Ensino de leitura e escrita para alunos ingressantes do ensino fundamental baseado no modelo de resposta à intervenção (RTI), BP.MS
19/07027-8 - Comportamento coordenado e individual em duplas de ratos sob esquema de intervalo variável, BP.MS
18/16694-5 - Efeitos de um currículo suplementar sobre a aprendizagem receptiva e expressiva de sentenças em crianças com próteses auditivas e implante coclear, BP.PD
19/01406-7 - Investigando os efeitos do condicionamento subliminar sobre a motivação apetitiva, BP.MS
19/03788-4 - Habilidades do desenvolvimento em crianças com a síndrome Zika Congênita (SZC), BP.IC
18/19004-0 - Envolvimento com tarefas em sala de recursos: efeitos de consequências reforçadoras programadas e generalizadas, BP.IC
18/20414-8 - ProCasal: atualização de medida psicométrica e construção de um programa de treinamento de habilidades sociais conjugais, BP.DR
18/18748-5 - Efeitos da probabilidade transicional e fonotática na extração de palavras e mapeamento simultâneo com estímulos visuais ao longo de tentativas ambíguas, BP.IC
18/21840-0 - Formação de classes de equivalência e transferência de função com biótipos gordos e magros em estudantes universitários: uma investigação da gordofobia, BP.IC
18/13356-1 - Promoção de habilidades sociais e educativas do professor para o desenvolvimento socioemocional de pré-escolares: Avaliação sob delineamento experimental, BP.PD
18/13270-0 - Generalização recombinativa de leitura sob contingências individuais e de grupo, BP.MS
18/06493-2 - Efeitos de contingências de competição no autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em um jogo computadorizado, BP.IC
18/03936-0 - Efeitos de jogos digitais na cognição social de crianças: um estudo experimental, BP.MS
18/03718-3 - Avaliando a eficácia dos treinos de tato e ouvinte com estímulos de dois elementos na aquisição de língua estrangeira, BP.MS
17/23172-2 - Estabelecimento de falsas memórias por meio do paradigma da equivalência de estímulos: o papel da estabilidade das relações de equivalência, BP.IC
17/06178-7 - Efeitos de diferentes parâmetros de treino em MTS arbitrário sobre as assinaturas de N400 evocados por membros de classes de equivalência distintos em comparação com o N400 evocados por palavras da linguagem natural, BP.PD
14/13483-2 - Análise do controle da atenção por meio de parâmetros dos movimentos oculares em treino de reforçamento diferencial intradimensional e testes de generalização, BP.PD - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Cognição  Ensino e aprendizagem  Currículos e programas  Análise do comportamento  Equivalência de estímulos  Habilidades sociais  Linguagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Psicologia

Resumo

Esta é uma proposta de continuidade do atual Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT -ECCE). O atual INCT -ECCE é um grupo de pesquisadores multi-institucional e multidisciplinar que vem se mantendo ativo por quase duas décadas, tendo sido previamente financiado pelo programa PRONEX (Programa de Apoio a Grupos de Excelência). As pesquisas do Instituto têm enfocado a análise comportamental do funcionamento simbólico, com base no Paradigma de Equivalência de Estímulos (do inglês, SEP). O SEP define relações simbólicas como relações de equivalência entre estímulos, de forma que estímulos equivalentes podem se substituir uns aos outros e, portanto, levanta a possibilidade de se simular a aquisição de função simbólica por estímulos arbitrários. É então possível examinar como os estímulos arbitrários se tornam símbolos e adquirem significado e, adicionalmente, é possível investigar variáveis relacionadas a esse processo. O SEP também torna possível estabelecer ou melhorar repertórios simbólicos, particularmente (mas não só) quando há deficiência nesse funcionamento. O Instituto proposto continuará este trabalho com o principal objetivo de desenvolver programas de ensino ou intervenção para três principais tipos de repertório simbólico: linguagem, competências sociais e habilidades acadêmicas (com foco em alfabetização, matemática, segunda língua e música). Esse é um esforço em andamento e se espera que, durante a vigência do Instituto proposto, os programas já desenvolvidos aumentem em eficiência e atratividade, além de atingirem maior parcela da população, e que novos programas sejam desenvolvidos e cientificamente avaliados. Esses programas enfocam desafios relacionados a populações (particularmente crianças) com atraso no desenvolvimento de alguns repertórios simbólicos. Os principais desafios enfrentados serão os atrasos ou limitações de repertório simbólico devidos a: transtornos do espectro do autismo, distúrbios de comunicação, deficiência intelectual, déficit visual ou auditivo, implante coclear e desempenho escolar insuficiente. Outra população alvo enfocada pelo instituto é a de crianças pequenas (12 a 36 meses): mesmo quando eles não apresentam qualquer atraso ou transtorno de desenvolvimento, seu repertório e condições motivacionais configuram considerável desafio para programas de pesquisa e intervenção. A pesquisa básica tem sido e continuará sendo uma fonte importante de informações que respalda decisões para planejar e aumentar a efetividade de programas de ensino e intervenção. A pesquisa básica continuará abordando o desenvolvimento de relações de equivalência e seus precursores, particularmente o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Comportamento de observação, como pré-requisito para aprendizagem, será também um dos focos principais. Tanto a pesquisa básica quanto a aplicada farão uso da tecnologia assistiva que tem se tornado economicamente acessível e progressivamente poderosa, e que pode, atualmente, tornar laboratórios científicos mais efetivos e informativos, além de apoiar aplicações dessa ciência para superar ou contornar desafios aos quais nossos programas são dirigidos. Enquanto processos e repertórios simbólicos: têm seu interesse intrínseco, nossa principal preocupação passou a ser o grau no qual os repertórios-alvo, contribuem para a solução de problemas decorrentes de sua ausência ou de seus déficits. Espera-se que os programas desenvolvidos pelo instituto aumentem gradualmente em escala, atingindo progressivamente amostras maiores de aprendizes. Espera-se que, crescendo em escopo e efetividade, o INCT-ECCE possa contribuir com os objetivos do Plano Nacional de Educação com respeito à educação regular e especial. Além dos objetivos relativos à pesquisa básica, translacional e aplicada, o instituto permanecerá atento a suas responsabilidades de formação de pessoal. O presente instituto formou aproximadamente 60 doutores e 120 mestres e proveu oportunidade de pós-doutoramento para 18 jovens cientistas, muitos dos quais absorvidos pelo sistema público ou privado de ensino superior, o que vem contribuindo para o fortalecimento dessa área de pesquisa e intervenção. Espera-se que o Instituto proposto intensifique esse, esforço, com o desenvolvimento de novos líderes de pesquisa distribuídos no território nacional e também e com a promoção de oportunidades de iniciação científica na graduação. Também serão intensificados esforços dirigidos à difusão do conhecimento para a sociedade e à geração de tecnologia social. O INCT está ciente também da importância de expandir sua inserção internacional, para (1) dar maior visibilidade aos esforços brasileiros em sua esfera de atuação (na qual tem desempenhando um papel de liderança em algumas direções, como na extensão das aplicações do SEP à proposição de currículos para uma ampla gama de repertories acadêmicos, e na reabilitação auditiva de crianças com implante coclear), e (2) ampliar as oportunidades de desenvolvimento de nova geração de cientistas, pelo contato com ambientes diversificados e avançados. Visando atingir seus objetivos científicos, assim como os de seus outros programas, o INCT propôs uma nova organização para seu funcionamento, que se espera aumentar o envolvimento da maioria de seus membros e, como tal, garantir eficiência da equipe e, também, promover interações mais fortes e sistemáticas entre seus membros, os laboratórios associados, a sede e a coordenação do INCT. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (82)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSI, N. F.; GIACHETI, C. M.. Association between speech-language, general cognitive functioning and behaviour problems in individuals with Williams syndrome. JOURNAL OF INTELLECTUAL DISABILITY RESEARCH, v. 61, n. 7, p. 707-718, . (14/50909-8)
GIULIA GANTHOUS; NATALIA FREITAS ROSSI; CÉLIA MARIA GIACHETI. Narrativa oral de indivíduos com Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal. CoDAS, v. 29, n. 4, . (14/50909-8, 11/16672-2)
TOLENTINO MOREIRA, BRUNA FERNANDA; DA SILVA PINTO, TATIANA SALAZAR; JUSTI, FRANCIS R. R.; JAEGER, ANTONIO. Retrieval practice improves learning in children with diverse visual word recognition skills. MEMORY, . (14/50909-8)
ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO; LIDIA MARIA MARSON POSTALLI. Ensino de Relações Numéricas Por Meio da Equivalência de Estímulos para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Rev. bras. educ. espec., v. 27, . (14/50909-8)
ANA CAROLINA ARRUDA MIRANDA; CLAUDIA DAIANE BATISTA BETTIO; ANDRÉIA SCHMIDT. Estratégias de Ensino de Palavras em Leitura de História para Crianças Pré-Escolares. Psico-USF (Impresso), v. 25, n. 4, p. 671-683, . (14/50909-8)
SILVEIRA, MARCELO V.; SILVESTRIN, MATEUS; VILELA, EDUARDO C.; DE ROSE, JULIO C.; ARNTZEN, ERIK; CAETANO, MARCELO S.. Equivalence relations do exist before they are tested: Confirmatory evidence revealed by EEG measurements. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 115, n. 1, SI, p. 284-295, . (17/06178-7, 19/14661-5, 14/50909-8, 16/24951-2)
MACHADO, THAIS HELENA; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA; CAMPANHA, ALINE CARVALHO; CARAMELLI, PAULO. Cognitive Intervention Strategies Directed to Speech and Language Deficits in Primary Progressive Aphasia: Practice-Based Evidence from 18 Cases. BRAIN SCIENCES, v. 11, n. 10, . (14/50909-8)
MARIN, RAMON; AYRES-PEREIRA, VANESSA; DE SOUZA, DEISY. erger and expansion of equivalence classes via meaningful stimul. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 117, n. 1, . (14/50909-8)
KAWASAKI, HINDIRA NAOMI; FERREIRA, MAYARA DA SILVA; DE ROSE, FELIPE SANTANA; MARSON POSTALLI, LIDIA MARIA; GARCIA, LUCAS TADEU; DE SOUZA, DEISY G.; MCILVANE, WILLIAM J.. A Case History on Shaping Technique Development: Dynamic Stimulus Control Shaping. PSYCHOLOGICAL RECORD, . (14/50909-8)
DÉBORA DE HOLLANDA SOUZA; ANA CAROLINA MESSIAS. CONFIANÇA SELETIVA EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Psicol. estud., v. 25, . (14/50909-8, 08/57705-8)
WILLIAM F. PEREZ; GERSON Y. TOMANARI. Efeitos dos Controles por Seleção e por Rejeição sobre os Movimentos do Olhos. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 36, . (14/50909-8, 06/05165-4, 08/57705-8)
REYES, MARCELO BUSSOTTI; DE MIRANDA, DIEGO HENRIQUE; TUNES, GABRIELA CHIUFFA; CRAVO, ANDRE MASCIOLI; CAETANO, MARCELO SALVADOR. Rats can learn a temporal task in a single session. Behavioural Processes, v. 170, . (17/25161-8, 16/18914-7, 14/50909-8)
DO ESPIRITO-SANTO, RYAN RIGUEL BARBOSA; BELLEZA DIAS, GUSTAVO COELHO; BORTOLOTI, RENATO; HUZIWARA, EDSON MASSAYUKI. Effect of the number of training trials on the event-related potential correlates of equivalence relations. LEARNING & BEHAVIOR, v. 48, n. 2, p. 221-233, . (14/50909-8)
CANOVAS, DANIELA S.; DEBERT, PAULA; MIGUEL, CAIO F.. Simple discrimination training with differential responses to establish functional and equivalence classes with preschool children. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 111, n. 1, p. 59-74, . (10/06422-6, 14/50909-8)
BÁRBARA TREVIZAN GUERRA; LADY ANNY ARAÚJO DO ESPÍRITO SANTO; ROMARIZ DA SILVA BARROS; ANA CLÁUDIA MOREIRA ALMEIDA-VERDU. Ensino de Ecoico em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática de Literatura. Rev. bras. educ. espec., v. 25, n. 4, p. 691-708, . (14/50909-8)
TONIOLLO REIS, LUIS FERNANDO; PEREZ, WILLIAM FERREIRA; DE ROSE, JULIO CESAR. Accounting for Musical Perception Through Equivalence Relations and Abstraction: An Experimental Approach. INTERNATIONAL JOURNAL OF PSYCHOLOGY AND PSYCHOLOGICAL THERAPY, v. 17, n. 3, p. 279-289, . (08/57705-8, 14/50909-8, 07/58819-4)
AGGIO, NATALIA M.; DUCATTI, MARIANA; DE ROSE, JULIO C.. Cognition and language in dementia patients: Contributions from behavior analysis. BEHAVIORAL INTERVENTIONS, v. 33, n. 3, p. 322-335, . (08/57705-8, 14/50909-8)
IZABEL CRISTINA DA SILVA BRASILENSE; EILEEN PFEIFFER FLORES; ROMARIZ DA SILVA BARROS; CARLOS BARBOSA ALVES DE SOUZA. Aprendizagem Observacional em Crianças com Autismo: Efeitos do Ensino de Respostas de Monitoramento via Videomodelação. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 34, . (14/50909-8)
LEYLANNE MARTINS RIBEIRO DE SOUZA; MARIA STELLA COUTINHO DE ALCANTARA GIL; LUCAS TADEU GARCIA. Sondas de Discriminação na Avaliação da Aprendizagem de Relações Emergentes Nome-Objeto por Exclusão. Trends in Psychology, v. 26, n. 4, p. 2231-2248, . (14/50909-8)
AMD, MICAH; MACHADO, ARMANDO; DE OLIVEIRA, MARLON ALEXANDRE; PASSARELLI, DENISE APARECIDA; DE ROSE, JULIO C.. Effects of Nodal Distance on Conditioned Stimulus Valences Across Time. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 10, . (15/24159-4, 17/02550-9, 14/50909-8)
BORTOLOTI, RENATO; DE ALMEIDA, RODRIGO VIANNA; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; DE ROSE, JULIO C.. Emotional Faces in Symbolic Relations: A Happiness Superiority Effect Involving the Equivalence Paradigm. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 10, . (14/50909-8)
CAMILA GRACIELLA SANTOS GOMES; DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA; ANALICE DUTRA SILVEIRA; ALINE CHAVES RATES; GABRIELLE CHEQUER DE CASTRO PAIVA; NATÁLIA PAIVA DE CASTRO. Efeitos de Intervenção Comportamental Intensiva Realizada por Meio da Capacitação de Cuidadores de Crianças com Autismo. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 35, . (14/50909-8)
DIAS, GUSTAVO C. B.; SILVEIRA, MARCELO V.; BORTOLOTI, RENATO; HUZIWARA, EDSON M.. Electrophysiological analysis of stimulus variables in equivalence relations. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 115, n. 1, SI, . (17/06178-7, 19/14661-5, 14/50909-8)
SOUZA, DEBORA DE HOLLANDA; SUAREZ, SARAH; KOENIG, MELISSA ANN. Selective Trust and Theory of Mind in Brazilian Children: Effects of Culture or Socioeconomic Background?. JOURNAL OF COGNITION AND DEVELOPMENT, v. 22, n. 2, . (13/11050-9, 10/11757-7, 14/50909-8, 08/57705-8)
DE ALMEIDA, JOAO H.; CORTEZ, MARIELE DINIZ; DE ROSE, JULIO C.. The Effects of Monitoring on Children's Rule-Following in a Computerized Procedure. ANALYSIS OF VERBAL BEHAVIOR, v. 36, n. 2, . (12/21425-7, 08/57705-8, 14/50909-8, 14/01874-7)
MOREIRA, MURILO; DE ALMEIDA, JOAO H.; DE ROSE, JULIO C.. The Impact of Career Choice on the Implicit Gender-Career Bias Among Undergraduate Brazilian Students. BEHAVIOR AND SOCIAL ISSUES, . (14/50909-8)
MACHADO, ARMANDO; GUILHARDI, PAULO; CAETANO, MARCELO S.; SILVA, FRANCISCO J.. Rules of Conduct for Behavior Analysts in the Presence of Hypothetical Constructs: A Commentary on Eckard and Lattal (2020). PERSPECTIVES ON BEHAVIOR SCIENCE, v. 43, n. 4, . (14/50909-8)
AGGIO, NATALIA MARIA; TEIXEIRA, ISABELA DE OLIVEIRA; DE ROSE, JULIO C.. An Exploratory Study of Directly Taught and Emergent Relations in an Elderly Woman with Alzheimer's Disease. PSYCHOLOGICAL RECORD, . (14/50909-8)
DE CARVALHO, LUCAS COUTO; DOS SANTOS, LETICIA; REGACO, ALCEU; COUTO, KALLIU CARVALHO; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS; TODOROV, JOAO CLAUDIO. Cooperative responding in rats:II. Performance on fixed-ratio schedules of mutual reinforcement. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 114, n. 3, p. 291-307, . (17/13840-8, 14/50909-8, 19/12410-5, 16/17069-1, 16/17067-9)
KUSANO, MARIA ELISA; SCHMIDT, ANDREIA. Teaching motor responses to a child with trisomy 18: A preliminary study. BEHAVIORAL INTERVENTIONS, . (14/50909-8)
MIZAEL, TAHCITA MEDRADO; COELHO, CAROLINE LUIZA; RODRIGUES, WESLEN CHAVES; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE. Racial Issues and Behavior Analysis: Experiences and Contributions From Brazil. BEHAVIOR AND SOCIAL ISSUES, . (18/06379-5, 14/50909-8, 08/57705-8, 20/02548-7)
MIZAEL, TAHCITA MEDRADO. Behavior Analysis and Feminism: Contributions From Brazil. BEHAVIOR AND SOCIAL ISSUES, . (14/50909-8, 08/57705-8, 20/02548-7)
BORTOLOTI, RENATO; DE ALMEIDA, RODRIGO VIANNA; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; DE ROSE, JULIO CESAR. A Commentary on the Dynamics of Arbitrarily Applicable Relational Responding Involving Positive Valenced Stimuli and its Implications for the IRAP Research. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 71, n. 3, p. 481-486, . (14/50909-8)
AGGIO, NATALIA MARIA; TEIXEIRA, ISABELA DE OLIVEIRA; DE ROSE, JULIO C.. An Exploratory Study of Directly Taught and Emergent Relations in an Elderly Woman with Alzheimer's Disease. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 71, n. 3, p. 493-497, . (14/50909-8)
LEONARDO T. APGÁUA; ANTÔNIO JAEGER. MEMÓRIA PARA INFORMAÇÕES EMOCIONAIS E ALEXITIMIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Dement. Neuropsychol., v. 13, n. 1, p. 22-30, . (14/50909-8)
MIZAEL, TAHCITA M.; DE ALMEIDA, JOAO H.; ROCHE, BRYAN; DE ROSE, JULIO C.. Effectiveness of Different Training and Testing Parameters on the Formation and Maintenance of Equivalence Classes: Investigating Prejudiced Racial Attitudes. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 71, n. 2, p. 265-277, . (14/50909-8, 15/10225-5, 14/01874-7, 08/57705-8)
SUAREZ, CARLA JORDAO; BENVENUTI, MARCELO FROTA; COUTO, KALLIU CARVALHO; SIQUEIRA, JOSE OLIVEIRA; ABREU-RODRIGUES, JOSELE; LIONELLO-DENOLF, KAREN M.; SANDAKER, INGUNN. Reciprocity With Unequal Payoffs: Cooperative and Uncooperative Interactions Affect Disadvantageous Inequity Aversion. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 12, . (14/50909-8)
NEPOMOCENO, ESTELA B.; CRAVO, ANDRE M.; REYES, MARCELO B.; CAETANO, MARCELO S.. Temporal regularity and stimulus control in multiple fixed interval schedules. Behavioural Processes, v. 171, . (17/25161-8, 14/50909-8, 14/22918-2)
CORTEZ, MARIELE DINIZ; DA SILVA, LETICIA F.; CENGHER, MIRELA; MAZZOCA, RAFAEL H.; MIGUEL, CAIO F.. Teaching a small foreign language vocabulary to children using tact and listener instruction with a prompt delay. JOURNAL OF APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS, v. 55, n. 1, . (14/50909-8)
SANTOS CARVALHO, ALINE ARA; MIZAEL, TAHCITA MEDRADO; SAMPAIO, ANGELO A. S.. Racial Prejudice and Police Stops: A Systematic Review of the Empirical Literature. BEHAVIOR ANALYSIS IN PRACTICE, . (08/57705-8, 20/02548-7, 14/50909-8)
TÂMARA ANDRADE LINDAU; CÉLIA MARIA GIACHETI; ISABELLA BONAMIGO DA SILVA; DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA. Processamento semântico em crianças de zero a seis anos de idade: uma análise com o N400. Revista CEFAC, v. 19, n. 5, p. 690-701, . (14/50909-8)
SANDAKER, INGUNN; COUTO, KALLIU CARVALHO; DE CARVALHO, LUCAS COUTO. Selection at Three Levels of Organization: Does Structure Matter?. BEHAVIOR AND SOCIAL ISSUES, . (19/12410-5, 17/13840-8, 14/50909-8)
CORTEZ, MARIELE DINIZ; DOS SANTOS, LETICIA; QUINTAL, ANA ELISA; SILVEIRA, V, MARCELO; DE ROSE, JULIO C.. Learning a foreign language: Effects of tact and listener instruction on the emergence of bidirectional intraverbals. JOURNAL OF APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS, v. 53, n. 1, p. 484-492, . (17/04133-6, 08/57705-8, 16/17069-1, 17/06178-7, 14/50909-8)
BRAYNER DE FREITAS GUEIROS, CECILIA; DEBERT, PAULA. Reading comprehension with the Go/No-Goprocedure with compound stimuli. JOURNAL OF APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS, . (14/50909-8)
DOS SANTOS, SILVANA LOPES; DE ROSE, JULIO C.. Influence of Cartoon Characters on Children's Food Preference Via Transfer of Functions. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 2, p. 153-163, . (08/57705-8, 14/50909-8)
CANOVAS, DANIELA DE SOUZA; MULLER QUEIROZ, ANNA CAROLINA; DEBERT, PAULA; COSTA HUBNER, MARIA MARTHA. Reading Words Using the Go/No-Go Procedure with Compound Stimuli with Preschool Children. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 2, p. 253-265, . (10/06422-6, 14/50909-8)
SCIENZA, LIVIA; DE CARVALHO, MARILIA PINHEIRO; MACHADO, ARMANDO; MORENO, ANTONIO MAURICIO; BISCASSI, NATALIA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS. Simple discrimination in stingless bees (Melipona quadrifasciata): Probing for select- and reject-stimulus control. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 112, n. 1, p. 74-87, . (08/57705-8, 14/20444-3, 14/50909-8, 15/06491-1)
MARIANA PEREIRA ZENARO; NATALIA FREITAS ROSSI; ANA LUIZA DECANINI MIRANDA DE SOUZA; CÉLIA MARIA GIACHETI. Estrutura e coerência da narrativa oral de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. CoDAS, v. 31, n. 6, . (14/50909-8, 12/00344-9)
MORYA, EDGARD; MONTE-SILVA, KATIA; BIKSON, MAROM; ESMAEILPOUR, ZEINAB; BIAZOLI, JR., CLAUDINEI EDUARDO; FONSECA, ANDRE; BOCCI, TOMMASO; FARZAN, FARANAK; CHATTERJEE, RAAJ; HAUSDORFF, JEFFREY M.; et al. Beyond the target area: an integrative view of tDCS-induced motor cortex modulation in patients and athletes. JOURNAL OF NEUROENGINEERING AND REHABILITATION, v. 16, n. 1, . (14/10134-7, 13/10187-0, 13/07559-3, 14/50909-8)
LARISSA DE SOUZA SALVADOR; RICARDO MOURA; FERNANDA OLIVEIRA FERREIRA; PETERSON MARCO OLIVEIRA ANDRADE; MARIA RAQUEL SANTOS CARVALHO; VITOR GERALDI HAASE. MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL PARA CRIANÇAS (MMC): EVIDÊNCIA DE VALIDADE PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Dement. Neuropsychol., v. 13, n. 4, p. 427-435, . (14/50909-8)
PAULIANA DO NASCIMENTO RODRIGUES; LIDIA MARIA MARSON POSTALLI. Habilidades de consciência fonológica promovidas pelo ensino de leitura e escrita. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, . (14/50909-8)
AILTON BARCELOS DA COSTA; MARIA STELLA COUTINHO DE ALCÂNTARA GIL; NASSIM CHAMEL ELIAS. Ensino de frações para adolescentes com deficiência visual. Ciência e Educação, v. 25, n. 4, p. 1047-1065, . (14/50909-8)
AMD, MICAH; DE OLIVEIRA, MARLON A.; PASSARELLI, DENISE A.; BALOG, LIVIA C.; DE ROSE, JULIO C.. Effects of orientation and differential reinforcement II: transitivity and transfer across five-member sets. Behavioural Processes, v. 150, p. 8-16, . (15/24159-4, 14/50909-8)
DAIANE ARAUJO DE ARRUDA; DEBORA HOLLANDA SOUZA. Por quem vale a pena Mentir? A mentira Pró-Social em crianças escolares. Paidéia, v. 30, . (14/50909-8, 13/08891-1, 08/57705-8)
BORTOLOTI, RENATO; DE ALMEIDA, RODRIGO VIANNA; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; DE ROSE, JULIO CESAR. A Commentary on the Dynamics of Arbitrarily Applicable Relational Responding Involving Positive Valenced Stimuli and its Implications for the IRAP Research. PSYCHOLOGICAL RECORD, . (14/50909-8)
JAEGER, ANTONIO; QUEIROZ, MORGANA C.; SELMECZY, DIANA; DOBBINS, IAN G.. Source Retrieval Under Cueing: Dissociated Effects on Accuracy Versus Confidence. JOURNAL OF EXPERIMENTAL PSYCHOLOGY-LEARNING MEMORY AND COGNITION, v. 46, n. 8, p. 1477-1493, . (14/50909-8)
LEYLANNE MARTINS RIBEIRO DE SOUZA; MARIA STELLA COUTINHO DE ALCANTARA GIL; LUCAS TADEU GARCIA. Aprendizagem por Exclusão em Crianças Pequenas. Paidéia, v. 28, . (14/50909-8)
SILVA, RAFAEL AUGUSTO; DEBERT, PAULA. GO/NO-GO PROCEDURE WITH COMPOUND STIMULI WITH CHILDREN WITH AUTISM. JOURNAL OF APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS, v. 50, n. 4, p. 750-755, . (14/50909-8)
GABRIELA MELLO COSTA; NATALIA FREITAS ROSSI; CÉLIA MARIA GIACHETI. Desempenho de falantes do português brasileiro no “Test of Narrative Language (TNL)”. CoDAS, v. 30, n. 4, . (14/50909-8)
DE CARVALHO, LUCAS COUTO; DOS SANTOS, LETICIA; REGACO, ALCEU; BARBOSA, THIAGO BRAGA; DA SILVA, RAFAEL FERNANDO; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS; SANDAKER, INGUNN. Cooperative responding in rats maintained by fixed- and variable-ratio schedules. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 110, n. 1, p. 105-126, . (16/17067-9, 08/57705-8, 16/17069-1, 14/50909-8)
BÁRBARA TREVIZAN GUERRA; ANA CLÁUDIA MOREIRA ALMEIDA VERDU. Ensino de Comportamento Verbal Elementar por Exemplares Múltiplos em Crianças com Autismo. Psicologia : ciência e profissão, v. 40, . (14/50909-8, 13/13028-0)
RIBEIRO, GIOVAN W.; KAWASAKI, HINDIRA N.; MENZORI, LETICIA R. F.; AMD, MICAH; DE ROSE, JULIO C.; DE SOUZA, DEISY G.. Emergent Reading via Stimulus Pairing with Orientation Response. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 70, n. 3, . (14/50909-8)
SANTOS, MATHEUS P. F.; JUSTI, FRANCIS R. R.; BURATTO, LUCIANO G.; OLIVEIRA, BRUNO S. F.; JAEGER, ANTONIO. Brazilian norms for the Bank of Standardized Stimuli (BOSS). PLoS One, v. 14, n. 11, . (14/50909-8)
ROSSI, NATALIA FREITAS; FERNANDES, CATARINA; MOREIRA, CELIA SOFIA; GIACHETI, CELIA MARIA; SICHIERI, BIANCA BORTOLAI; PINHEIRO, ANA PATRICIA; SAMPAIO, ADRIANA. Sentence contexts and cloze probabilities for Brazilian Portuguese children and adolescents. PLoS One, v. 15, n. 7, . (14/50909-8)
DAS NEVES, ANDERSON JONAS; MOREIRA ALMEIDA-VERDU, ANA CLAUDIA; DO NASCIMENTO SILVA, LEANDRA TABANEZ; MORTARI MORET, ADRIANE LIMA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS. Auditory sentence comprehension in children with cochlear implants after simple visual discrimination training with specific auditory-visual consequences. LEARNING & BEHAVIOR, v. 49, n. 2, . (19/17480-1, 14/50909-8, 16/09109-3, 18/16694-5)
PINTO, JOANA ANDRADE RAMALHO; DE ALMEIDA, RODRIGO VIANNA; BORTOLOTI, RENATO. The Stimulus' Orienting Function May Play an Important Role in IRAP Performance: Supportive Evidence from an Eye-Tracking Study of Brands. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 70, n. 2, . (14/50909-8)
CEDRO, ATILA MOREIRA; BORGES, JULIA; NUNES DINIZ, MARINA LUIZA; RODRIGUES, RAONE MATEUS; RICO, VIVIANE VERDU; LEME, JR., ANTONIO CARLOS; HUZIWARA, EDSON MASSAYUKI. Evaluating Concept Formation in Multiple Exemplar Training with Musical Chords. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 3, p. 379-391, . (14/50909-8)
DANIELA SIQUEIRA VELOSO STARLING; BRUNA FERNANDA TOLENTINO MOREIRA; ANTÔNIO JAEGER. A PRÁTICA DA RECUPERAÇÃO ENQUANTO UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO PRELIMINAR. Dement. Neuropsychol., v. 13, n. 1, p. 104-110, . (14/50909-8)
ANA ELISA MILLAN; LIDIA MARIA MARSON POSTALLI. Ensino de Habilidades Rudimentares de Leitura para Alunos com Autismo. Rev. bras. educ. espec., v. 25, n. 1, p. 133-154, . (14/50909-8)
ADRIANO ALVES BARBOZA; LIDIENE CAMILA BARBOSA COSTA; ROMARIZ DA SILVA BARROS. Utilizando Videomodelação Instrucional para Ensinar Mães de Crianças Diagnosticadas com Autismo a Implementar Tentativas Discretas: Uma Replicação Sistemática. Trends in Psychology, v. 27, n. 3, p. 795-804, . (14/50909-8, 08/57705-8)
KAWASAKI, HINDIRA NAOMI; FERREIRA, MAYARA DA SILVA; DE ROSE, FELIPE SANTANA; MARSON POSTALLI, LIDIA MARIA; GARCIA, LUCAS TADEU; DE SOUZA, DEISY G.; MCILVANE, WILLIAM J.. A Case History on Shaping Technique Development: Dynamic Stimulus Control Shaping. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 71, n. 3, p. 337-348, . (14/50909-8)
FERNANDA MARCHEZINI; PETER MAURICE ERNA CLAESSENS; MARIA TERESA CARTHERY-GOULART. Leitura de palavras e pseudopalavras em adultos jovens: um estudo de rastreamento ocular. CoDAS, v. 34, n. 4, . (14/50909-8, 19/25795-2)
RODRIGO DAL BEN; DÉBORA DE HOLLANDA SOUZA; JESSICA F. HAY. Combining statistics: the role of phonotactics on cross-situational word learning. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 35, . (14/50909-8, 15/26389-7, 18/04226-7, 08/57705-8)
AMANDA GABRIELE CRUZ CARVALHO; ANDRÉIA SCHMIDT. Práticas Educativas Inclusivas na Educação Infantil: uma Revisão Integrativa de Literatura. Rev. bras. educ. espec., v. 27, . (14/50909-8)
CARVALHO, FILIPE C.; DE ROSE, JULIO C.. Experimental Investigation of Metaphorical Extension: A New Procedure. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 71, n. 2, p. 319-324, . (14/50909-8)
PEREZ, WILLIAM F.; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; SOARES, LUCIA C. C. S.; WANG, TAINA F. L.; DE MORAIS, THAIS E. D. G.; MASCARENHAS, V, ANDRE; DE ROSE, JULIO C.. Fearful Faces and the Derived Transfer of Aversive Functions. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 70, n. 3, p. 387-396, . (16/05935-6, 14/50909-8, 17/10037-0)
HARTE, COLIN; BARNES-HOLMES, DERMOT; MOREIRA, MURILO; DE ALMEIDA, JOAO H.; PASSARELLI, DENISE; DE ROSE, JULIO C.. Exploring a Training IRAP as a single participant context for analyzing reversed derived relations and persistent rule-following. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 115, n. 2, . (19/01406-7, 14/50909-8)
DE LIMA, NATALIA KLIK; JAEGER, ANTONIO. The Effects of Prequestions versus Postquestions on Memory Retention in Children. JOURNAL OF APPLIED RESEARCH IN MEMORY AND COGNITION, v. 9, n. 4, p. 555-563, . (14/50909-8)
GIORJIANI, GIULIANA MARTINATTI; BIAZOLI JR, CLAUDINEI EDUARDO; CAETANO, MARCELO SALVADOR. Differences in perceived durations between plausible biological and non-biological stimuli. Experimental Brain Research, v. 239, n. 1, . (14/50909-8)
REZENDE, MAURO CARVALHO; BAST, DIANA FERRONI; HUZIWARA, EDSON MASSAYUKI; BORTOLOTI, RENATO. The Implicit Relational Assessment Procedure as a Measure of Hopelessness in the Elderly: An Exploratory Study. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 71, n. 2, p. 313-317, . (14/50909-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.