Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema folicular: um novo protocolo para a maturação oocitária in vitro em bovinos

Processo: 17/07588-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2017 - 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:José Buratini Junior
Beneficiário:José Buratini Junior
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinos  Fertilização in vitro animal  Técnicas de maturação in vitro de oócitos  Cumulus 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bovinos | células do cumulus | fatores foliculares | Maturação oocitária in vitro | Produção de embriões in vitro | Vesicula Germinativa | Biotecnologia e biologia da reprodução

Resumo

A produção in vitro de embriões bovinos (PIV) tem sido utilizada para aumentar a fertilidade e a velocidade do melhoramento genético em rebanhos de corte e leite, embora sua eficiência seja reconhecidamente baixa. A maturação oocitária in vitro (MIV) é considerada o principal gargalo tecnológico da PIV. Os protocolos vigentes para MIV não refletem a fisiologia e determinam descompasso entre a maturação nuclear e citoplasmática do oócito. Os oócitos submetidos à MIV são oriundos de folículos em diferentes fases de desenvolvimento e heterogêneos quanto ao grau de condensação da cromatina e estoques de transcritos importantes para o desenvolvimento embrionário inicial. Este projeto objetiva o desenvolvimento de um novo sistema para MIV, o Sistema Folicular, que inclui estratégia para obtenção de população homogênea de oócitos, bem como um sistema de cultivo sequencial ajustado à fase de maturação dos oócitos recuperados, que mimetiza as condições intrafoliculares antes (fase pré-MIV) e durante a ovulação (fase MIV). A hipótese central deste projeto é que o Sistema Folicular proporciona aumento da produção e qualidade embrionária na PIV, quando comparado a um protocolo convencional com oócitos heterogêneos e MIV em apenas uma fase de cultivo com concentração supra-fisiológica de FSH. Os experimentos aqui propostos visam a validação de uma estratégia para obtenção de oócitos homogêneos de doadoras Nelore e Holandesas, bem como a avaliação do impacto do Sistema Folicular sobre a PIV em vacas Holandesas. O impacto do Sistema Folicular sobre a PIV será avaliado por meio das taxas de produção in vitro, de congelabilidade dos embriões e de concepção após transferência para receptoras. Adicionalmente, a fim de investigar os mecanismos pelos quais o Sistema Folicular pode beneficiar a competência para o desenvolvimento, avaliaremos os efeitos do Sistema Folicular sobre os padrões de expressão de mRNA das células do cumulus. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA SOARES, ANA CAROLINE; SAKODA, JHESSICA NAOMI; GAMA, ISABELA LIMA; BAYEUX, BERNARDO MARCOZZI; LODDE, VALENTINA; LUCIANO, ALBERTO MARIA; BURATINI, JOSE. Characterization and control of oocyte large-scale chromatin configuration in different cattle breeds. Theriogenology, v. 141, p. 146-152, . (17/07588-4, 16/21671-9)
SILVA SOARES, ANA CAROLINE; GOMES MARQUES, KELLY NADER; MARTIGNONI BRAGANCA, LUIZ GUSTAVO; LODDE, VALENTINA; LUCIANO, ALBERTO MARIA; BURATINI, JOSE. Synchronization of germinal vesicle maturity improves efficacy of in vitro embryo production in Holstein cows. Theriogenology, v. 154, p. 53-58, . (17/07588-4, 16/21671-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: