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Livros de leitura e conhecimento histórico: a educação dos sentidos em Campinas (1890-1920)

Resumo

Na história da educação escolar, os livros didáticos exerceram papel significativo no processo de consolidação e legitimação dos conteúdos estudados nas salas de aula. As referidas obras escolares também colaboraram para a construção de determinadas práticas de ensino e aprendizagem. A ampliação do universo escolar brasileiro, intensificada a partir de meados do século XIX e, principalmente, da implantação do regime republicano, foi engendrada por discursos socioculturais que defenderam, na maior parte das vezes, a importância da educação formal e suas potencialidades para o progresso da nação. Os desdobramentos desse processo geraram a valorização de certas visões de mundo, instituições, sujeitos, além de materiais didáticos considerados mais adequados para a formação ética, moral e estética das novas gerações. Entre os diferentes tipos de livros didáticos produzidos no mencionado período, focalizamos nesta pesquisa os livros de leitura destinados à educação primária. Diante do gradativo crescimento do universo escolar, a diversidade de publicações revela distintas perspectivas pedagógicas e demandas sociais. A seleção e tratamento do conhecimento histórico nos livros de leitura evidenciam a contínua valorização de fatos, personagens e visões do passado. Esta investigação procura refletir acerca das especificidades das representações históricas impressas nas páginas das obras em estudo, buscando suas articulações com os discursos modernizadores, a educação dos sentidos e das sensibilidades. Dessa forma, a análise de livros de leitura adotados em escolas primárias na cidade de Campinas nas primeiras décadas da República (1890-1920), período marcado por significativas transformações tanto nesta localidade como em várias regiões do país, tem a intenção de problematizar as relações estabelecidas entre conhecimento histórico, educação dos sentidos e projetos socioculturais da modernidade. (AU)

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