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Redes elétricas embarcadas em aeronaves: garantia da qualidade da energia elétrica e soluções eletrônicas de potência

Processo: 17/05565-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2017 - 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Jose Antenor Pomilio
Beneficiário:Jose Antenor Pomilio
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrônica de potência  Qualidade da energia elétrica  Aeronáutica  Aeronaves 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aplicações aeronauticas | eletrônica de potência | Qualidade da Energia Elétrica | Eletrônica de Potência

Resumo

Dentro do contexto denominado More Electric Aircraft (MEA), que visa a substituição de atuadores pneumáticos ou hidráulicos por dispositivos eletromecânicos, ocorre o aumento do consumo de energia elétrica dentro de um avião. Adicione-se o fato de que as modernas aeronaves operam com geração em frequência variável, entre 360 e 800 Hz, o que implica em exigências adicionais de controle e comando, em relação ao uso convencional em redes de frequência fixa. Os projetos dos conversores eletrônicos de potência que processam a energia produzida internamente à aeronave têm que estar adequados a tal cenário. A rede embarcada de distribuição de energia é feita, principalmente por barramentos CC. Nos aparelhos de maior porte isso é feito em +/- 270 V para atender uma demanda crescente por eletricidade. Requisitos de qualidade da energia devem ser seguidos em todos os barramentos. Este projeto utiliza conceitos de Qualidade da Energia Elétrica (QEE) aplicando-os nos ambientes aeronáuticos. Diferentes soluções eletrônicas de potência serão consideradas com a finalidade de garantir a conformidade da rede aos requisitos das normas. Nesse contexto, serão consideradas aplicações de filtragem ativa de potência no barramento CA, tendo como grande desafio a operação em frequência elevada e rapidamente variável. Além disso, retificadores com elevado fator de potência e saída bipolar serão estudados, tomando como referência o desempenho no lado CC e o impacto do lado CA. (AU)

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Publicações científicas (9)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAIS ABRANTES VITOI; JOSE ANTENOR POMILIO; DANILO IGLESIAS BRANDÃO. Modeling and Validation of Passive Rectifier for Airplanes with Variable Frequency and Bipolar DC Buses. J. Aerosp. Technol. Manag., v. 13, . (17/05565-7)
BUENO, ALEXANDRE GALVAO; POMILIO, JOSE ANTENOR; BATSCHAUER, AL; FILHO, AJS; RECH, C; BRANDAO, DI; MARTINS, DC; TEDESCHI, E; SANTOS, EC; MARAFAO, FP; et al. Three-phase, four-wire PWM rectifier applied to variable frequency AC systems in airplane electric grid under fault conditions. 2019 IEEE 15TH BRAZILIAN POWER ELECTRONICS CONFERENCE AND 5TH IEEE SOUTHERN POWER ELECTRONICS CONFERENCE (COBEP/SPEC), v. N/A, p. 6-pg., . (17/05565-7)
GUERREIRO, JOEL FILIPE; GUILLARDI JUNIOR, HILDO; YUTAKA OTA, JOAO INACIO; POMILIO, JOSE ANTENOR; BATSCHAUER, AL; FILHO, AJS; RECH, C; BRANDAO, DI; MARTINS, DC; TEDESCHI, E; et al. An Enhanced Thevenin Equivalent Circuit of a Resonant-Controller-Based Utility-Interface. 2019 IEEE 15TH BRAZILIAN POWER ELECTRONICS CONFERENCE AND 5TH IEEE SOUTHERN POWER ELECTRONICS CONFERENCE (COBEP/SPEC), v. N/A, p. 6-pg., . (16/08645-9, 17/05565-7, 18/13993-1)
BUENO, ALEXANDRE G.; POMILIO, JOSE A.; TSUZUKI, MDG; JUNQUEIRA, F. Balancing Voltage in the DC Bus with Split Capacitors in Three-Phase Four-Wire PWM Boost Rectifier. 2018 13TH IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON INDUSTRY APPLICATIONS (INDUSCON), v. N/A, p. 7-pg., . (17/05565-7)
GUERREIRO, JOEL FILIPE; GUILLARDI JUNIOR, HILDO; POMILIO, JOSE ANTENOR; BATSCHAUER, AL; FILHO, AJS; RECH, C; BRANDAO, DI; MARTINS, DC; TEDESCHI, E; SANTOS, EC; et al. Design Procedures and Prototyping of a Full-Bridge High Frequency Power Inverter. 2019 IEEE 15TH BRAZILIAN POWER ELECTRONICS CONFERENCE AND 5TH IEEE SOUTHERN POWER ELECTRONICS CONFERENCE (COBEP/SPEC), v. N/A, p. 6-pg., . (16/08645-9, 17/05565-7)
DIAS, MATEUS P.; GUILLARDI JR, HILDO; GUERREIRO, JOEL F.; OTA, JOAO I. Y.; POMILIO, JOSE A.; MATTAVELLI, PAOLO; BATSCHAUER, AL; FILHO, AJS; RECH, C; BRANDAO, DI; et al. DC Current Redistributor for Electric Aircraft System. 2019 IEEE 15TH BRAZILIAN POWER ELECTRONICS CONFERENCE AND 5TH IEEE SOUTHERN POWER ELECTRONICS CONFERENCE (COBEP/SPEC), v. N/A, p. 6-pg., . (18/13993-1, 18/21436-5, 17/05565-7, 17/11623-0, 14/11720-7)
VITOI, LAIS A.; POMILIO, JOSE A.; BRAND, DANILO I.; IEEE. ANALYSIS OF 12-PULSE DIODE RECTIFIER OPERATING IN AIRCRAFT SYSTEMS WITH CONSTANT FREQUENCY. 2017 XIV BRAZILIAN POWER ELECTRONICS CONFERENCE (COBEP), v. N/A, p. 6-pg., . (17/05565-7)
DIAS, AGNALDO VIEIRA; POMILIO, JOSE ANTENOR; FINCO, SAULO; IEEE. A Current Limiting Switch for Applications in Space Power Systems. 2022 25TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION FUSION (FUSION 2022), v. N/A, p. 6-pg., . (17/05565-7)
VITOI, LAIS ABRANTES; POMILIO, JOSE ANTENOR; BRANDAO, DANILO IGLESIAS; IEEE. Analysis of 12-pulse diode rectifier operating in aircraft systems with variable frequency. 2022 25TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION FUSION (FUSION 2022), v. N/A, p. 6-pg., . (17/05565-7)

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