Busca avançada
Ano de início
Entree

Protocolo de avaliação de habilidades pragmáticas de crianças com transtornos do espectro do autismo

Processo: 16/19811-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2017 - 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação fonoaudiológica  Pragmática  Linguagem  Transtorno autístico  Comunicação  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autismo | avaliação | Comunicação | Fonoaudiologia | Linguagem | pragmática | Linguagem

Resumo

A avaliação pragmática das habilidades de comunicação, como parte dos procedimentos de do diagnóstico fonoaudiológico, desenvolveu-se, no Brasil, a partir da publicação do Perfil Funcional da Comunicação (PFC - Fernandes, 2000) como parte do ABFW - Teste de Linguagem Infantil nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática (Andrade et al, 2000). Essa publicação resultou no aumento do número de estudos envolvendo diversas populações. Entretanto esse é um procedimento trabalhoso, que demanda um tempo de análise relativamente longo, mesmo de profissionais experientes. Assim, um instrumento mais simples, que possa ser utilizado na pratica profissional rotineira e que verifique as principais habilidades pragmáticas da comunicação, norteando processos de intervenção e possibilitando seu acompanhamento representaria uma contribuição relevante para a prática fonoaudiológica baseada em evidencias. Desta forma, o objetivo deste estudo é propor um protocolo de avaliação das habilidades pragmáticas da comunicação de crianças autistas, aplicá-lo e comparar seus resultados com os do PFC (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDA DREUX MIRANDA FERNANDES. Protocolo de avaliação de habilidades pragmáticas de crianças com transtornos do espectro do autismo. Audiol., Commun. Res., v. 26, . (16/19811-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.