Busca avançada
Ano de início
Entree

RESPOSTA TECIDUAL EM DEFEITO CIRCULAR DE TAMANHO CRÍTICO NA CALVÁRIA DE RATOS TRATADO COM VIDRO BIOATIVO CONTENDO Nb2O5: ESTUDO IN VITRO E IN VIVO

Processo: 16/24372-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2017 - 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Jose Angelo Camilli
Beneficiário:Jose Angelo Camilli
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Celso Aparecido Bertran ; João Henrique Lopes
Assunto(s):Técnicas in vitro  Nióbio  In vivo  Biomateriais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioactive glass | in vitro | in vivo | Mesenchymal Stem Cells | Niobium | Osteoblast | Biomateriais

Resumo

Introdução: A introdução do nióbio (Nb2O5) na rede de vidros bioativos vem se mostrando uma solução para melhora de suas propriedades mecânicas e estudos apontam que ela aumenta sua bioatividade, melhorando a capacidade de estimular a osteointegração de implantes. Os mecanismos pelos quais os vidros contendo óxido de nióbio atuam sobre as células ósseas e como eles influenciam o comportamento dessas células são ainda desconhecidos, bem como sua citotoxicidade local e sistêmica e seu potencial mutagênico. Objetivo: O objetivo do presente estudo será analisar as respostas locais e sistêmicas a implantes de vidros bioativos contendo óxido de nióbio em ratos, bem como, os efeitos da exposição de osteoblastos e células mesenquimais aos produtos solúveis destes vidros. Métodos: Serão desenvolvidos ensaios in vivo e in vitro. O ensaio in vivo constará da criação de um defeito crítico circular na calvária de ratos que será preenchido com os vidros teste na forma pó. A osteintegração será avaliada por meio de análise histomorfométrica. Moléculas sinalizadoras relacionadas a diferentes processos que ocorrem durante o reparo de fraturas serão quantificadas no plasma sanguíneo e no local do defeito ósseo por meio de Kits ELISA. Além disso, a citotoxicidade sistêmica do material será verificada por meio de análises histopatológicas de lâminas coradas por HE do fígado, rim e coração. O potencial mutagênico dos implantes será avaliado pelo teste do micronúcleo. Nos experimentos in vitro serão analisadas a diferenciação, maturação e mineralização da matriz extracelular de osteoblastos e células mesenquimais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, UCAS P. L.; LOPES, JOAO H.; FERREIRA, V, FILIPE; MARTIN, RICHARD A.; BERTRAN, CELSO A.; CAMILLI, JOSE A.. Evaluation of effectiveness of 45S5 bioglass doped with niobium for repairing critical-sized bone defect in in vitro and in vivo models. Journal of Biomedical Materials Research Part A, v. 108, n. 3, . (10/05394-9, 16/24372-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: