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Sistemas sócio-enativos: investigando novas dimensões no design da interação mediada por tecnologias de informação e comunicação

Processo: 15/16528-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de março de 2017 - 28 de fevereiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Calani Baranauskas
Beneficiário:Maria Cecilia Calani Baranauskas
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
( Últimos )
José Armando Valente
Pesquisadores principais:
( Antigos )
Maria Teresa Eglér Mantoan
Pesquisadores associados: André Luiz Correia Gonçalves de Oliveira ; DIANA MARIA GALLICCHIO DOMINGUES ; Ricardo Edgard Caceffo ; Vanessa Regina Margareth Lima Maike
Auxílios(s) vinculado(s):17/10759-5 - The 26th IEEE International Conference on Enabling Technologies: Infrastructure for Collaborative Enterprises, AR.EXT
Bolsa(s) vinculada(s):20/03503-7 - Desenvolvimento de infraestrutura computacional para museu de artes interativo, BP.TT
20/04242-2 - Avaliação de sistemas sócio-enativos, BP.PD
19/12225-3 - Acessibilidade em sistemas sócio-enativos, BP.PD
+ mais bolsas vinculadas 17/23023-7 - Leitura colaborativa no ambiente físico-virtual: construção teórica e implementação de uma proposta de sistema socioenativo, BP.IC
17/06762-0 - Arte Factus: estudo e design socialmente consciente de artefatos digitais sócioenativos, BP.DR
17/07145-5 - Desenvolvimento de artefatos tangíveis para design participativo para todos, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Interação homem-máquina  Web social  Web pragmática  Frameworks  Semiótica  Design de interação  Interfaces tangíveis 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Interação Humano-Computador | Interfaces Tangíveis e Naturais | Semiotica Organizacional | Sistemas Sócio-Enativos | Valores e Cultura | Web Social | Interface e Interação Humano-Computador

Resumo

A presença de novas tecnologias e de novas modalidades de interação (interfaces tangíveis, vestíveis e naturais), somada à ubiquidade da computação e das redes sociais, apresentam desafios que demandam a consideração de novos fatores (emocionais, físicos e culturais) no design de sistemas computacionais constituídos por processos humanos e tecnológicos, vinculados dinamicamente (sistemas sócio-enativos). Tais sistemas representam um cenário complexo para o qual ainda não se tem bases teóricas e metodológicas (e nem experiências práticas) adequadas para seu design. As maneiras como as pessoas irão interagir em ambientes sócio-enativos não é fácil de explicar e de predizer em tempo de design. Consequentemente, a essência de como desenvolver sistemas dessa natureza requer o tratamento de aspectos tecnológicos nos quais a consideração da dinâmica social é potencializada por conceitos como Acesso Universal e Participativo, Computação Afetiva, Ubíqua, Valores e Pragmática. Este projeto objetiva construir um framework conceitual a partir da experimentação com diferentes cenários, que instrumentalize aqueles envolvidos com o design e desenvolvimento de tais sistemas a produzirem soluções tecnológicas que efetivamente levem em conta o contexto cultural dos que dele participam, incluindo suas diferenças, necessidades, preferências, habilidades e valores. Este framework articulará o uso de novas tecnologias de interfaces tangíveis, vestíveis e naturais com o conceito de web pragmática para o design socialmente responsável em diferentes contextos. O conhecimento produzido com o projeto tem o potencial de influenciar o modo como sistemas interativos são entendidos e projetados. (AU)

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Publicações científicas (24)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAYPE ESPINOZA, GEOVANNA EVELYN; CALANI BARANAUSKAS, MARIA CECILIA; KEMCZINSKI, A; SANTOS, CQ; TREVISAN, DG; GASPARINI, I; ZAINA, L; PEREIRA, M; MOTA, M; VILLELA, MLB; et al. Motivation, Persuasion and Healthy Eating: a Case Study on a Socially-Aware Persuasive System Design. IHC 2020: PROCEEDINGS OF THE 19TH BRAZILIAN SYMPOSIUM ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, v. N/A, p. 10-pg., . (15/16528-0)
MENDEZ MENDOZA, YUSSELI LIZETH; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; AGREDO-DELGADO, V; RUIZ, PH; VILLALBA-CONDORI, KO. Evaluating the Socioenactive Experience with a Tangible Tabletop Installation: A Case Study. HUMAN-COMPUTER INTERACTION, HCI-COLLAB 2020, v. 1334, p. 10-pg., . (20/03503-7, 15/16528-0)
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DUARTE, EMANUEL FELIPE; MENDOZA, YUSSELI LIZETH MENDEZ; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; ACM. InsTime: A Case Study on the Co-design of Interactive Installations on Deep Time. PROCEEDINGS OF THE 2020 ACM DESIGNING INTERACTIVE SYSTEMS CONFERENCE (DIS 2020), v. N/A, p. 12-pg., . (15/24300-9, 15/16528-0, 17/06762-0)
VALENTE, JOSE ARMANDO; CACEFFO, RICARDO; BONACIN, RODRIGO; DOS REIS, JULIO CESAR; GONCALVES, DIEGO ADDAN; BARANAUSKAS, MARIA CECILIA CALANI. Embodied-based environment for kindergarten children: Revisiting constructionist ideas. BRITISH JOURNAL OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY, v. 52, n. 3, p. 986-1003, . (15/24300-9, 18/06416-8, 14/07502-4, 15/16528-0)
MENDEZ MENDOZA, YUSSELI LIZETH; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; DESANTANA, VF; KRONBAUER, A; FERREIRA, JJ; VIEIRA, V; GUIMARAES, RL; SANTOS, CAS. TangiTime: Designing a (Socio)enactive Experience for Deep Time in an Educational Exhibit. PROCEEDINGS OF THE 18TH BRAZILIAN SYMPOSIUM ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS (IHC 2019), v. N/A, p. 11-pg., . (15/16528-0)
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DUARTE, EMANUEL FELIPE; GONCALVES, FABRICIO MATHEUS; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; MCKAY, D; WAYCOTT, J; MORRISON, A; CHOI, JHJ; LUGMAYR, A; BILLINGHURST, M; KELLY, R; et al. InstInt: Enacting a Small-scale Interactive Installation Through Co-design. PROCEEDINGS OF THE 30TH AUSTRALIAN COMPUTER-HUMAN INTERACTION CONFERENCE (OZCHI 2018), v. N/A, p. 11-pg., . (15/24300-9, 15/16528-0, 17/06762-0)
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