Busca avançada
Ano de início
Entree

Infecção subclínica do disco intervertebral em cirurgias de hérnia de disco lombar: coorte prospectiva

Processo: 16/15830-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2017 - 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Delio Eulalio Martins Filho
Beneficiário:Delio Eulalio Martins Filho
Instituição Sede: Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Marcelo Wajchenberg ; Mario Ferretti Filho ; Mário Lenza
Assunto(s):Cirurgia ortopédica  Coluna vertebral  Deslocamento do disco intervertebral   Infecções assintomáticas  Propionibacterium acnes  Estudos de coortes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:coluna | Disco Intervetebral | infeccao | Propionibacterium acnes | Ortopedia

Resumo

Infecção subclínica do disco intervertebral nas hérnias lombares vem sendo relacionada à lombalgia crônica e às alterações da placa terminal das vértebras. O agente mais comumente relatado é o Propionibacterium acnes. No entanto, a incidência encontrada desse patógeno é variável, sendo reportada séries que variam de 3,7% a 46%. Recentemente, uma revisão sistemática concluiu que há relação entre o P. acnes e as alterações da placa terminal; no entanto, a literatura carece de estudos determinando se a presença desse patógeno provém de infecções do disco intervertebral ou se é devida à contaminação intra-operatória na coleta dessas amostras. Por essa razão, o objetivo principal desse trabalho é estimar a incidência real de infecção subclínica nos pacientes com hérnia de disco lombar tratados cirurgicamente. Assim, realizaremos estudo aberto de coorte prospectiva com mínimo de 95 pacientes entre 18 e 65 anos de idade que, após falha de tratamento clínico, tenham indicação de tratamento cirúrgico. Os pacientes terão o material discal removido e encaminhado para cultura para identificação bacteriana. Utilizaremos como controles, fragmentos do ligamento amarelo e do músculo multifídio, retirados respectivamente antes e após a remoção do fragmento de disco herniado. Os pacientes serão acompanhados clinicamente por um ano e por meio de exame de ressonância magnética no final do período de seguimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASTUR, NELSON; MARTINS, DELIO E.; WAJCHENBERG, MARCELO; FERRETTI, MARIO; MENEZES, FERNANDO G.; DOI, ANDRE M.; ROSEMBERG, LAERCIO A.; SANTOS, DURVAL C. B.; IUTAKA, ALEXANDRE S.; RODRIGUES, LUCIANO M. R.; et al. Subclinical Propionibacterium acnes infection estimation in the intervertebral disc (SPInE-ID): protocol for a prospective cohort. BMJ OPEN, v. 7, n. 11, . (16/15830-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: