Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfometria e expressão gênica de feridas induzidas em coelhos e tratadas com biomateriais e rosuvastatina

Processo: 16/25938-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2017 - 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Cecília Laposy Santarém
Beneficiário:Cecília Laposy Santarém
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Presidente Prudente , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Anthony César de Souza Castilho ; Luis Antonio Justulin Junior
Assunto(s):Ferimentos e lesões  Coelhos  Biomateriais  Expressão gênica  Cicatrização  Patologia clínica  Rosuvastatina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomateriais | cicatrização | Coelho | expressão gênica | feridas | rosuvastatina | Patologia Clínica

Resumo

Recentes avanços no desenvolvimento e modificação de biomateriais apontam os derivados de concentrado de plaquetas (PRP/FRP, respectivamente plasma rico em plaquetas e fibrina rica em plaquetas) como biomateriais promissores na medicina regenerativa. Além disso, estudos experimentais demonstram efeitos pleiotrópicos das estatinas particularmente às atividades anti-inflamatórias, antioxidantes e imunomoduladoras, além da ação de proliferação celular e de proteção endotelial. Sendo assim, o objetivo deste trabalho será avaliar os efeitos anti-inflamatórios e cicatrizantes da associação do PRP autólogo ou FRP com a rosuvastatina na cicatrização de feridas induzidas experimentalmente em coelhos. Serão utilizados 16 coelhos da raça Nova Zelândia, machos, adultos e submetidos a um procedimento cirúrgico para realização de feridas na região dorsal utilizando um punch de 8mm (duas feridas do lado esquerdo e duas do lado direito). Feito isso, dois grupos serão formados. No grupo 1 (G1), cada ferida será tratada com uma substância diferente: PRP, R, PRP+R. No grupo 2 (G2), cada ferida será tratada com: FRP, R, FRP+R. Em ambos grupos experimentais, uma ferida servirá como controle (solução de NaCl a 0,9%). Após a cirurgia, as feridas serão cobertas com ryon estéril e fechadas com curativo adesivo (Band Aid®). No 170 dia, a cicatriz será analisada para classificação e quantificação das fibras colágenas. Para avaliar a área de retração das feridas dérmicas será utilizado o programa computacional Image J. Já para a determinação do tipo de colágeno, bem com sua quantificação, lâminas de biópsia serão coradas e passarão pela técnica de polarização com o corante Picrosirius-red F3BA. O tecido cicatricial será submetido às análises de qualificação e quantificação das fibras colágenas e à extração de RNA total será realizada para avaliar a expressão gênica do colágeno e os genes quantificados por ensaio de PCR em tempo real. A análise estatística seguirá o programa estatístico SPSS, sendo consideradas diferenças significativas quando P<0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TETILA, AMANDA FEBA; SANTOS BREDA, MARIA ROSA; BARILLI NOGUEIRA, ROSA MARIA; NAI, GISELE ALBORGHETTI; LAPOSY, CECILIA BRAGA. The Use of Platelet-Rich Plasma and Rosuvastatin in Wound Healing in Rabbits: A Longitudinal Study. ADVANCES IN SKIN & WOUND CARE, v. 32, n. 9, p. 1-5, . (16/25938-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: